PROGRAMAÇÃO DOS CINECLUBES EM 2026
Os Cineclubes Goianos tiveram uma presença importante na vida cultural do estado em 2025. Realizamos 7 Encontros Cineclubistas sendo 3 no interior, Anápolis, Catalão e Goiás, 4 em Goiânia. Além disso, organizamos diversas atividades integradoras com escolas públicas em parceria com o Museu Antropológicos da UFG, incorporamos novas parcerias com o Centro Cultural Otto Marques, CESAM Don Bosco, SESC Centro, SESC Jataí, SESC Caldas e outra atividades Cineclubistas e Culturais.
A programação dos Cineclubes começa na segunda quinzena de janeiro, dia sábado, 17, apartir das 15 horas, o Cineclube Severina e o Festival Intercolegial de Vídeo Escolar e Cidadania FIVAC, coordenados pelo professor Edson Barbosa, realiza o 1° Encontro Cineclubista em Goiânia em 2026 na Catedral das Artes, evento para abrir as atividades e projetar os eventos cineclubistas em 2026. Na conclusão do Encontro os Cineclubes 7° Arte e Cine, Arte e Cultura junto ao IBRAC de Acreúna, coordenado pelo fotógrafo Ruyter Fernandes, realizaram a Mostra de cinema Acreunense, exibindo os filmes produzidos com recursos do Programa Nacional Aldir Blanc em 2025.
O Cineclube Provocação de Caldas Novas, coordenado pela bibliotecária Helena Carvalho Sicsú, na terça, dia 20 às 19 horas pelo canal do YouTube do Provocação, debate o filme "Lady Bird" (2017) de Greta Gerwig, continuando con a temática de filmes dirigidos por mulheres e que falam sobre mulheres, um filme premiado internacionalmente.
O Cineclube Imigração realiza em janeiro duas atividades que envolvem a formação cinematográfica e resgatando o cinema de periferias que não se somete al cinema hollywoodenses. Na segunda, 26, as 21 horas, debate pelo Canal do YouTube da União de Cineclubes de Goiânia, uma das expressões mais significativas do cinema Boliviano "Llocsi Caimanta, Fuera de Aquí" (1977) de Jorge Sanjines. Nascido em La Paz em 1936, é um cineasta, roteirista, fundador do Grupo Ukamau, fundou a primeira Escola Fílmica Boliviana, organizaram o Cineclube Boliviano, o Primeiro Festival Filmico Boliviano na Universal Mayor de San Andrés e vencedor do Prêmio ALBA de Arte em 2009. O debate será realizado pela Socióloga Violeta Arvin e o Professor Francisco Lillo. Na quinta, 23 às 18 horas, debate do filme francês do polaco Krzysztof Kieślowski, "Bleu, a Liberdade é Azul", o primeiro da trilogia das cores que é associado ao lema da Revolução Francesa, "Liberdade, Igualdade e Fraternidade". O debate se realiza na Escolas de Artes Visuais do Centro Cultural Otto Marquês, coordenado pelo arquiteto Gabriel Neves.
Na quinta, 29, às 14 horas no Sala de teatro do SESC Centro, será lançado o Cineclube Longevidade, coordenado pela atriz e Cineclubista Zorade Barros. A programação dos filmes será com curtas de realizadores goianos que abordem o tema da melhor idade. Na sexta, 30, às 19 horas o lançamento do curta animação de Roberto P. B. Castro, "Fogo Amigo e Outras Canções". A inauguração será na Catedral das Artes, coordenado pelo artista plástico Noé Luiz da Mota.
O cineclubismo Goiano espera que nosso cinema seja reconhecido em 2016 pela qualidade e temáticas próprias do Centro-oeste Brasileiro.
Acompanhe a programação e atividades do cinema e coneclubismo pelo CINEGOIANIA e pelas Redes sociais.
Viva o Cinema e Cineclubismo brasileiro e goiano.

Comentários
Postar um comentário