1ª SESSÃO DO CINECLUBE PROVOCAÇÃO DE CALDAS NOVAS
O Cineclube Provocação de Caldas Novas é coordenado pela bibliotecária Helena Carvalho Sicsu, responsável da Biblioteca Municipal Josimo Bretas e pelo Cineclube desde 2018, diversificando as atividades com Cinema, Cineclubismo, Literatura e Educação. O Cineclube Provocação realiza sua primeira sessão de 2026 com o filme premiado “Lady Bird” (2018) de Greta Gerwig, uma comedia dramática existencialista adolescente e feminista, muitos adjetivos para um único filme. A diretora estadunidense Greta Gerwig se destaca como atriz e roteirista, destacou-se como atriz nos filmes “To Rome with Love” (2012) de Woody Allen e “Frances Ha” (2012) de Noah Baumbach. Uma adolescente, Christine McPherson, está no último ano do colégio e seu desejo é estudar longe de casa. Adota o nome de Lady Bird, uma garota que quer definir suas opções e escolhas de vida, os conflitos com sua mãe e as consequências das escolhas na vida adulta.
Alguns números registrado pelo Cineclube Provocação de 2025, dos 8 Encontros Cineclubistas realizados pela União de Cineclubes de Goiânia, participaram de 5, sendo Anápolis (julho), Goiás (junho), Goiânia (Janeiro/Agosto) e Silvânia (março). O Provocação realiza a “Mostra Visões de Goiás” com os filme produzidos com recursos públicos em Caldas Novas, com uma parceria e exibições no SESC em Caldas (30/01) e Goiânia (28/01) com um total de 27 convidados e com o CESAM Dom Bosco de Goiânia, com um público do Programa Pro Jovens, com 320 pessoas entre os dias 10 a 13 de março. Também no Museu de Bonecos Gigantes a oficina “Cinema e Responsabilidade Social” em junho com a diretora Lucy Ly e a Oficina de Cinema, Educação e Literatura no Colégio Ágape com mais de 100 alunos participando das Oficinas. Foi produtora em Caldas Novas da “14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos” no mês de junho na Vila Cultural Oscar Santos. A Mostra “Dia Internacional de Animação” no Residencial Itanhanga 3 em outubro e a “2ª Mostra Mercosul Audiovisual “ no Residencial Itanhanga 3 em novembro.
O Cineclube Provocação foi contemplado pelo Programa Nacional Aldir Blanc estadual com recursos para o desenvolvimento de um projeto cineclubista para divulgar as artes audiovisuais e cinematográficas de forma presencial e on-line. Com números impressionantes, foram debatidos 10 filmes pelo canal do Youtube, em janeiro o filme “Antes do Por do Sol” (2004) de Richard Linklater, em fevereiro “Como nossos pais” (2017) de Laís Bodanzky, em abril “Mulher Rei” (2022) de Gina Price-Bythewood, em maio “Na Terra de Amor e Ódio” (2012) de Angelina Jolie, em junho “Ela Disse” (2022) de Maria Schrader, em julho “As Virgens suicidas” (1999) de Sofia Coppola, em agosto “Que horas ela volta” (2015) de Anna Muylaert, em setembro “Aftersun” (2022) de Charlotte Wells, em novembro “A Culpa é de Fidel” (2006) de Julie Gavras e em dezembro “A ultima Showgirl” (2024) de Gia Coppola. Foram 10 filmes com 1079 visualizações no total e com uma media de 108 visualizações. Foram 9 filmes dirigidos por mulheres, sendo 2 brasileiras, 2 europeias, 5 diretoras americanas e 1 diretor estadunidense. Houve em março o mês das mulheres a exibição de curtas no Museu de Bonecos Gigantes com Thamirys Leonel e Lucy Ly. Em outubro, o filme “Capitão Astúcia” (2025) de Filipe Contijo, com a presença da fisioterapeuta Gabriela Medeiros e a assistente social Vilma Carvalho, no espaço cultural Planet São Francisco em Vila Nova.
O Cineclube Provocação é um dos agentes culturais mais participativos e ativos do Cineclubismo Goiano e realiza sua atividade comprometida com a educação e a formação audiovisual e cinematográfica em Caldas Novas e em Goiás. Representante goiano no Fórum Brasileiro de Cineclubistas e da União de Cineclubes Goiano. O número do público em 2025 do Cineclube Provocação é de 1566 pessoas que participaram das atividades e que foram contabilizados.
Acompanhe as atividades do Cinema e Cineclubismo goiano e brasileiro pelo CINEGOIANIA e pelas Redes Sociais.
Viva o Cinema e Cineclubismo Goiano e brasileiro.





Comentários
Postar um comentário