PROGRAMAÇÃO DE DEZEMBRO DE 2025

Dezembro é um mês de finalização e avaliação das atividades e realizações dos cineclubes goianos. Neste mês temos a presença do Cineclube Cine Arte e Cultura de Acreúna, coordenado pelo produtor cultural e fotógrafo Ruyter Fernandes, também é responsável pelo Cineclube 7ª Arte que atua há mais de 15 anos no Cineclubismo goiano e idealizador do Encontro Cineclubista de Acreúna e do Acreúna Festival Internacional de Cinema AFIC. O Cineclube Severina de Aparecida de Goiânia, coordenado pelo professor Edson Barbosa realiza a Mostra de Cinema Feito por Mulheres Negras no Colégio Severina Maria de Jesus no Setor Cidade Livre. A Mostra será apresentada pelas Cineclubistas Núbia Sousa e Aline Alves. O Professor Edson Barbosa também é responsável pelo FIVAC, Festival Intercolegial de Vídeo Ambiental e Cidadania, com filmes realizados por jovens com apoio de seus educadores e desenvolvendo o audiovisual na educação.
O Cine Naco de Olhos d'água coordenado pelo Cineclubista e economista Eduardo Alonso, preocupado com uma curadoria pedagógica e audiovisual. Em dezembro exibe três filmes brasileiros que representam o Cinema Marginal dos anos 60 e 70. Sempre as terças, "Assalto ao trem pagador" de 1962 de Roberto Faria. "A Rainha Diaba" de 1974, dirigido por Antônio Carlos Fontoura, um filme com Milton Gonçalves em um de seus papeis mais significativos. Para finalizar, "Isso é Pelé" de 1974 de Eduardo Escorel e Luis Carlos Barreto sobre um dos principais representantes e ídolo da maior paixão brasileira, o Futebol.
O Cineclube América Nuestra é coordenado pela produtora Beatriz Ohana de Oliveira que neste ano participou de diversos projetos da Lei Paulo Gustavo e do Programa Nacional Aldir Blanc. Com uma importante parceria com o Museu Antropologico da UFG realiza a Mostra MERCOSUL. O Cineclube Provocação conclui o Projeto da PNAB, coordenado pela bibliotecária Helena Carvalho Sicsu, com o filme "The Last Showgirl" (2024) de Gia Coppola, neta do cineasta Francis Ford Coppola. O filme é da curadoria do professor Heverson Souza.
Finalizando as atividades dos Cineclubes Goianos, o Cineclube Imigração realiza duas atividades, uma on-line no cine debate com a socióloga e Cineclubista Violeta Arvin Casoni em um debate de filmes feitos por mulheres latino-americanas, abordando temas sociais, econômicas, políticas e dos povos originários. O filme debatido é "Chircales" (1972) da colombiana Marta Rodríguez e Jorge Silva, no mês de novembro assistimos ao filme de 1982, dos mesmos realizadores. A segunda atividade é a Roda de Conversa sobre cinema latino-americano com o filme argentino "Relatos Selvagem" (2014) de Damián Szifron. Realizado na Escola de Artes Visuais do Centro Cultural Otto Marques e coordenado pelo arquiteto Gabriel Neves.
Acompanhe a programação dos cineclubes goianos pelas Redes Sociais.
Viva o Cinema e Cineclubismo Goiano e Brasileiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CINECLUBISMO E DIREITOS AUTORAIS

INSCRIÇÕES PRORROGADAS! 🎬🎞️🍿

Cine Fest Santana divulga 20 filmes selecionados para mostra competitiva