ENTRE O CINECLUBISMO E A POESIA EM MORRINHOS

Durante a pandemia do COVID 19, as atividades Cineclubistas, artísticas e culturais foram restringidas e as pessoas necessitavam interagir para afastar a depressão e a solidão. O Cineclube Imigração ampliou suas atividades Cineclubistas e com a parceria com o Museu Antropológico (MAUFG) e a Museóloga Rossana Klippel, abriu novas oportunidades de expressões culturais e literárias realizando a primeira Tertúlia Poética Brasil , Chile e Equador que resultou no livro antológico com os poetas participantes na live. Posteriormente realizou o programa "Poéticas In/surgentes en Chilemapu: Diálogos com Poetas Mapuches" pelo MAUFG e Participou na produção do programa @sletrasdachris, da poetisa Chris Resplande que neste ano recebeu o reconhecimento de personalidade cultural no Troféu Tiokô 2025 da UBE/GO, pelo seu programa "Encontros Poéticos" pela MAUFG.
A poesia transformou-se em uma atividade permanente em suas ações, a parceria com o grupo literário "Asociación Cultural Internacional: Arte y Cultura" (ACI), coordenado pela poetisa argentina Maria Eugenia Soria Grellet e que reúne poetas de países como Argentina, Brasil, Chile, Equador, México e Peru. Realiza Feiras Literárias do Livro pelo mundo. A princípio o Cineclube Imigração participava dos recitais poéticos e posteriormente conferências de cinema dos países homenageados. Em 2025, o Cineclube Imigração participou da Revista Auris, em seu 2° ano, número 12 no mês de julho. Revista publicada em Lima, Peru.
A cidade de Morrinhos foi a cidade contemplada por Francisco Lillo, coordenador do Cineclube Imigração no Edital CLAQUE do SESC e Secretária da Retomada do Governo Estadual para a Vocalização Poética do “El Rincón del poeta”, acompanhado do filme "Passrinhando" de Debora Melo, no dia 17 de outubro às 20 horas no Campus Morrinhos da Universidades Estadual de Goiás. Recepcionado no Ponto de Cultura Cooperarte, Cooperativa de Artesanato, Arte e Cultura do Estado de Goiás, pela amabilidade de sua diretora e idealizadora, Neires Aparecida Pires Ferreira. A Cooperarte é anfitriã do Cine Goiás Itinerante com exibições na instituição e também no Teatro Juquinha Dinis, recebendo estudantes e a comunidade local, proporcionando cultura e arte a cidade de Morrinhos.
A criação de um cineclube na cidade de Morrinhos é uma iniciativa da comunidade, foi apresentado projeto para a PNAB estadual em 2023, em parceria com o professor Juan Castro Chacon do Instituto Federal de Goiás. Agora com a Cooperarte a possibilidade de criar o Cineclube em Morrinhos e incorporar a cidade no circuito de Encontros Cineclubistas e realizar atividades de análise e formação de cinema. As parcerias em Morrinhos para viabilizar o cineclube são pela diversidade e a riqueza cultural. As parcerias com o Ponto de Cultura Cooperarte, o Ponto de Cultura Marcas Evento e o Curso de História da UEG, já apresentou interesses dos alunos do curso de cinema da UEG Laranjeiras e da União de cineclubes de Goiânia para a criação do Cineclube e a realização de um Encontro Cineclubista em Morrinhos em 2026.
Acompanhe a programação dos cineclubes pelas Redes Sociais.
Viva o Cinema e Cineclubismo em Goiás e Brasil.

Comentários

  1. Além de poeta com estilo próprio Lillo, você também se mostrou um ser humano muito especial. Com isso, para o Ponto de Cultura Marcas, e para a Universidade Estadual de Goiás, foi duplamente honroso recebê-lo ☺️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo. Muito agradecido. As parcerias estão sempre disponíveis e com muitas possibilidades para 2026.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CINECLUBISMO E DIREITOS AUTORAIS

INSCRIÇÕES PRORROGADAS! 🎬🎞️🍿

Cine Fest Santana divulga 20 filmes selecionados para mostra competitiva