CINECLUBE KUROSAWA NA LEI DE INCENTIVO A CULTURA
O Cineclube Kurosawa realizou o projeto “Cineclube Kurosawa: Uma Janela para o Oriente” através da Lei de Incentivo a Cultura da Secult Goiânia de 2024. Com a parceria da União de Cineclubes de Goiania (UCGYN), o Museu Antropológico da UFG (MAUFG) e o Colégio Estadual Wilmar Gonçalves da Silva do setor Moraes de Goiânia. O Cineclube Kurosawa nasce com a necessidade de desenvolver um trabalho com a comunidade de jovens que se identifica com a cultura oriental, o cinema e o anime desenvolvido por países como Coreia, Japão, China, Malásia, Indonésia, Vietnã e outros com tradições e conhecimento milenar. O Cineclube realizo seis sessões de cinema, um por mes, sempre acompanhadas de debate, bebidas, salgados e brindes como camiseta do Kurosawa e copos com os pôsteres impressos e relacionados com a cultura oriental. Além disso, se realizaram duas oficinas no Museu Antropológico da UFG com o Sistema de Educação de Jovens e Adultos (EJA) à noite e durante o dia com os alunos do Ensino médio do matutino. Os valores e conhecimento milenar são exemplificados no cinema e na sociedade oriental que poderia enriquecer as experiências para os jovens e adultos de Goiânia.
O Cineclube Kurosawa homenageia a um dos grandes diretores japoneses que marcou uma geração pela sua cinematografia que transgrediu barreiras e que recebeu o reconhecimento dos principais festivais de cinema internacional. A estreia do Cineclube Kurosawa foi no sábado, 03 de setembro de 2022, com o filme “Túmulo de Vagalumes” (1988), animação japonesa, baseado no conto semiautobiográfico, narrando às experiências de Akiyuki Nosaka, publicado em 1967. O Kurosawa nasce com a experiência do Cineclube Gakko Anime em 2017, com a parceria de Mario Honorato e André Luiz Almeida e o ingresso do economista Nerivam Cardoso Machado a partir de 2022, proponente do projeto e que tem uma experiência em produção como assessor na secretaria de Educação e Cultura da secretaria Raquel Teixeira, participando do Festival Internacional Ambiental na cidade de Goiás. André trabalhou na SECULT Goiás desde 2013, no Cine Cultura, no FICA, no FICA Itinerante e na implementação do Cine Goiás Itinerante que leva a sétima arte a todo o Território Goiano.
O filme que abriu as sessões do Kurosawa foi dia 10 de maio “The Vision of Escawflone” de 1996, criado por Shõji Kawamori, Sunrise e Hajime Yatate. No dia 07 de junho o filme “Metropolis” de 2002, criado por Rintarô. No dia 05 de julho o filme “Angel’s Egg” de 1985, criado por Mamoru Oshii. Dia 09 de agosto o filme “Black Jack” de 1993, dirigido por Osamu Dezaki. No dia 13 de setembro o filme “X-The Movie” de 1996 e dirigido por Rintarô e o ciclo de sessões foram fechadas com o filme “Ninja Scroll” de 1993 dirigido por Yoshiaki Kawajiri. As Oficinas sobre cinema Goiano e oriental foram realizadas no MAUFG, em parceria com a União de Cineclubes de Goiânia e o Colégio Estadual Wilmar Gonçalves da Silva. O publico total das atividades foram de 149 espectadores em 6 sessões e 2 oficinas de cinema, com uma media aproximada de 18 espectadores por evento. Um publico importante que deve crescer nos próximos projetos, incluindo e assimilando experiências e abrindo novas expectativas culturais a jovens e adultos que se identificam com o oriente.
Acompanhe a programação dos cineclubes goianos pelas Redes Sociais.
Viva o Cinema e Cineclubismo goiano e brasileiro.
Comentários
Postar um comentário