CINECLUBE KUROSAWA NO MUSEU ANTROPOLOGICO DA UFG
O museu Antropológico da UFG recebe as sessões do Cineclube Kurosawa aos sábados projeto aprovado pela lei de incentivo a cultura da Secult Goiânia. O proponente é o economista e Cineclubista Nerivam Cardoso Machado que integra o Kurosawa desde 2022. Nerivam foi assessor na gestão da secretária Raquel Teixeira, participou do Festival Internacional Cinema Ambiental na cidade de Goiás. André Luiz Almeida é o outro integrante do Cineclube, criador junto a Mario Honorato do Cineclube Gakko Anime em 2017, que posteriormente transformou-se no Kurosawa. André trabalhou na cultura desde 2013, no Cine Cultura, no FICA, no FICA itinerante e na criação do projeto Cine Goiás Itinerante levando a sétima arte a todo território goiano.
O Cineclube Kurosawa estará dedicado a mostrar o cinema realizado na Ásia, principalmente Japão, China, Coreia do Sul, Vietnã, Indonésia, Malásia, Índia e outros países com realizações audiovisuais em ascensão. Posteriormente com o Período da Pandemia da Covid19 e a importância dos Streamings e da Netflix, permitiu descobrir series e filmes daquelas latitudes, em sua variedade como suspense, drama, ação e um destaque com o filme “Parasita” (2019) do diretor sul-coreano Bong Joon-ho, que surpreendeu público e críticos pela sua capacidade de chocar e surpreender os espectadores com a crueldade e a difícil arte de viver.
O nome do cineclube homenageia a um dos grandes diretores japoneses que marcou uma geração pela sua cinematografia que transgrediu barreiras e que recebeu o reconhecimento dos principais festivais de cinema internacional. A estreia do Cineclube Kurosawa foi no sábado, 03 de setembro de 2022, com o filme “Túmulo de Vagalumes” (1988), animação japonesa, baseado no conto semiautobiográfico, narrando as experiências de Akiyuki Nosaka, publicado em 1967. O filme foi escrito e dirigido por Isao Takahata e animado pelo Studio Ghibli. Os irmãos Setsuko e Seita vivem no Japão em meio a Segunda Guerra Mundial. Após a morte da mãe em um bombardeio e a convocação do pai para a Guerra, eles vão morar com alguns parentes. Insatisfeitos, saem da cidade e acabam em um abrigo na floresta. Uma oportunidade para conhecer as animações japonesas e reflexionar sobre os conflitos, a guerra e as experiências que marcam a vida de pessoas comuns.
O projeto "Cineclube Kurosawa: Uma janela para o Oriente" realizará as sessões mensais de maio a outubro, sempre aos sábados às 14 horas. Começa no dia 10 de maio com o filme "The Vision of Escoflowne" um anime criado pela Sunrise, o mesmo estúdio da franquia Gundam, dirigido por Kazuki Akane e estreou em 1996. Posteriormente no dia 6 de junho será o filme "Metropolis" filme de 2001 do diretor Rintarô e o autor Osamu Tezuka e no dia 05 de julho "Angel's Egg" ou "A menina e o ovo do anjo" (1985) de Mamoru Oshii, Yoshitaka Amano. Além das sessões o projeto contempla duas oficinas em parceria com a União de Cineclubes de Goiânia "A Realidade do Audiovisual goiano" e "Cinema e Cultura oriental".
Acompanhe a programação dos cineclubes goianos pelas Redes Sociais.
Viva o Cinema e Cineclubismo goiano e brasileiro.
Comentários
Postar um comentário