PROGRAMAÇÃO DOS CINECLUBES EM ABRIL
Os Cineclubes tiveram uma jornada interessante no 1º Encontro de Cinema, Cineclubismo e Educação em Silvânia. Os dados do Encontro registraram 700 alunos nas oficinas realizadas nas escolas municipais, sendo que a abertura foi na Escola Municipal Crispim Marques Moreira e contamos com a presença dos Secretario de Cultura de Silvania, João Batista Duarte e o Secretario de Cultura de Anápolis, Rafael Pires Borges. Na sexta-feira, 28, os cineclubistas foram convidados pelo Cineclube Silvania para assistir a Mostra “Visões de Goiás: Silvania” na Estação Ferroviária com um publico de 30 pessoas. O Encontro Cineclubistas em sua Mesa de “Cinema e educação” contou com 39 participantes, realizada no Centro Cultural Juvenal Tavares, no período matutino e na Floresta Nacional de Silvânia realizamos a “Mesa de Cineclubes e Organizações Sociais” com 39 participantes. No total o Encontro Cineclubista contou com 78 participantes e na Mesa de Abertura com o Gerente de Audiovisual da SECULT Goiás, Gabriel Bastos, o Presidente do Conselho de Cultura de Anápolis, Luiz Sergio Fragelli, o Secretario de Cultura de Silvânia, João Batista Duarte e o Superintendente de Cultura, Ricardo Guerra. Em sua totalidade, o 1º encontro de cinema, Cineclubismo e educação, contou com 808 pessoas. Participaram 18 cineclubes (Adaptação Literária, Vingador, America Nuestra, CinecluB, Silvânia, Provocação, Bandidas, Prime Paraiso,7ª arte, Cine, arte e cultura, Imigração, Bauhaus New, Utopias do Cerrado, Catedral, Mãe d'ouro, Mais filme, Severina e Naco) e 8 cidades (Acreúna, Anápolis, Aparecida, Caldas, Catalão, Goiania, Silvânia e Olhos d'agua)
O Cineclube America Nuestra é um cineclube itinerante no estado de Goiás, com a proposta de democratizar o acesso ao cinema latino-americano. Surgiu em 2020 em formato remoto e em 2022 começaram as sessões presenciais. Neste ano, estamos com o projeto "Circuito Caminhos e Fronteiras da América Latina" com Roadmovies (filmes de estrada), filmes sobre as fronteiras e os territórios do continente latino-americano. Nossa abertura começa no Cine Ouro e preparamos uma programação especial com duas sessões seguidas: Sessão Fronteira às 16h com o longa "Los Silencios" de Beatriz Seigner e a Sessão Território Cerrado às 19h com os curtas "Cerrateou", "Balada pra Raposo Tenório", "Meada Cor Kalunga" e "Diriti Bdé Buré". Após cada sessão haverá debate sobre os filmes. Nossa programação continua na Festa Atori que vai acontecer no Anexo da Rua 8, com ingresso gratuito pra quem for assistir aos filmes do Cineclube America Nuestra.
O Cineclube Provocação Realiza a Oficina de Cinema, Cineclubismo, Educação e Literatura no Colégio Ágape no matutino com alunos do ensino fundamental e no vespertino com alunos do Ensino Médio. Além de duas sessões uma presencial com Debate com filmes de Caldas Novas e a segunda on-line com o filme “Mulher Rei” de Gina Prince-Bythewood. O Cine Naco de Olhos D’Agua realiza duas sessões sobre a memoria do Golpe Militar no Brasil, “O que é isso Companheiro” de Bruno Barreto e “Araguaia, conspiração silenciosa” de Ronaldo Duque. A Catedral tem uma programação com instituições federais, destacando o lançamento do filme “Casa Vazia” de Lucas Wagner. Os Cineclubes Bandidas e Mãe d’Ouro realizarão suas sessões no mês de abril, divulgando os filmes posteriormente em suas redes sociais. O Cineclube Imigração debate o filme “O pagador de Promessa” de Anselmo Duarte, o debate sempre em espanhol com convidados de língua hispana.
Acompanhe a programação dos Cineclubes goianos pelas Redes Sociais.
Viva o Cinema e os Cineclubes Goianos e Brasileiros.
Comentários
Postar um comentário