PROJETO VISÕES DE GOIÁS NO SESC COM FILMES DA LEI PAULO GUSTAVO
O Projeto “Visões de Goiás” é organizado pela União de Cineclubes de Goiânia em parceria dos Cineclubes Provocação, o Cineclube Portelândia e o SESC Goiás para exibir uma Mostra de curtas produzidos a través da Lei Paulo Gustavo nas cidades de Caldas Novas e Portelândia, com classificação livre para todo espectador. A Lei Paulo Gustavo é um recurso aprovado pelo Poder Legislativo em 2022 e foi implementada pelo Governo Federal em 2023. Os recursos foram disponibilizados em editais pelo governo estadual e os municípios para o desenvolvimento do audiovisual para os produtores culturais provocando o maior crescimento de realizações cinematográficas em curtas, medias e longas, Cineclubes, reformas nas salas de cinema, por exemplo, o Estado de Goiás realizou a reforma do Cine Cultura e a Prefeitura de Goiânia recebeu recursos para a reforma do Cine Goiânia Ouro. Alguns cinemas particulares também receberam recursos para reformas como o Cine Ritz e o Cine Astor.
A parceria com o SESC Goiás se produz na utilização da Sala Teatro Centro na terça-feira, 28 de janeiro às 15 horas com a exibição de 5 curtas produzidos em Caldas Novas, com os filmes “Pindorama” de Paula Pereira, “Jardineira” de Alex Levy-Heller, “Vampiro do Orfanato” de Alex Levy-Heller, “O Gago” de Tiago de Castro e “A Tarefa” de Lucy L. A produção do Projeto em Caldas Novas é do Cineclube Provocação, coordenado pela bibliotecária Helena Carvalho Sicsu com a “Mostra Provocação de Curtas – Visões de Goiás” que esta sendo realizado na estreia do projeto “Cineclubismo em Caldas Novas: Cinema, Literatura, Educação e Responsabilidade Social” aprovado pelo Programa Nacional Aldir Blanc. No dia 30 de janeiro às 15 horas a Mostra será exibida no SESC Caldas, aberta aos sócios do SESC e aos convidados do Provocação.
A Mostra de Projetos Audiovisuais de Portelândia é uma atividade do Cineclube Portelândia, coordenado pela Secretária de Cultura do Município, a artista plástica Helenamar Borges da Silva, exibirá no SESC Jataí nos dias 10 de fevereiro às 13.30 h e no dia 11, às 7.30 h. Os filmes que foram resultado da “Oficina de Audiovisual: Como realizar um filme com celular, planejamento, comunicação, gravação e edição” realizada em 10 e 11 de maio de 2024, ministrado por Francisco Lillo da União de Cineclubes de Goiânia. A Mostra contempla os filmes “A Cantata de Portelândia” de Segiane Cabral, “Tecendo Peneira” de Jandira Maria e Amagnir Barbosa Rosa, “A Folia de Reis” de Luiz Francisco da Silva, “A Arte das bolsas de Palha de Milho” de Paulino Brito da Silva e “A Festa do Carreteiro” de Helenamar Borges da Silva (Cineclube Portelândia). A Mostra de Portelândia também será exibida na Sala SESC Teatro do Centro de Goiânia no dia 19 de fevereiro às 19 horas.
A Lei Paulo Gustavo permitiu a produção de centenas de filmes no Estado de Goiás, tivemos produções professionais como as realizadas por Caldas Novas que produziu curta de ficção com qualidades de imagens e o uso de equipamentos professional, enquanto que em Portelândia encontramos produções realizadas por artesões e pessoas que partiram de uma oficina de produção audiovisual financiada pela LPG e a Prefeitura.
A Lei Paulo Gustavo democratizou o audiovisual e deu condições para agentes culturais explorarem a produção cinematográfica, contarem historias que eternizam suas atividades artísticas, sejam estas o artesanato, teatro, música, folclore ou diversas outras áreas que pela Pandemia da COVID 19, os produtores culturais ficaram postergados em suas fontes de renda e a Lei Aldir Blanc e a Lei Paulo Gustavo viabilizaram os sonhos culturais dos artistas de Goiás
Viva o Cinema e os Cineclubes de Goiás e do Brasil.
Comentários
Postar um comentário