Documentário Terra Delas será exibido em Catalão, na UFCAT

O curta-metragem, que aborda a resistência feminina no campo, terá sessão especial no Instituto de Geografia, às 14h. A exibição é gratuita e aberta ao público de todas as idades
O curta-metragem Terra Delas terá uma sessão especial na Universidade Federal de Catalão (UFCAT) nesta terça-feira (25), às 14h, no Laboratório de Cartografia, localizado no bloco B do Instituto de Geografia. A exibição, que será realizada em Catalão, conta com a participação de membros do Movimento Camponês Popular (MCP). O filme retrata a presença e a resistência feminina no meio rural, abordando temas como autonomia, trabalho e pertencimento.
A exibição na UFCAT é aberta aos estudantes e docentes da Universidade, bem como ao público em geral. A intenção é promover debates e reflexões sobre a importância da valorização do trabalho e dos saberes das mulheres do campo. Além disso, a sessão em Catalão reforça o compromisso com a diversidade linguística e cultural no debate sobre questões sociais.
Este é o primeiro curta-metragem produzido pela jornalista Bárbara Zaiden, com montagem e fotografia de Luciano Evangelista. O filme traz histórias de mulheres do MCP que enfrentam desafios e conquistam autonomia financeira. A narrativa conta depoimentos de quatro mulheres: Lucimar Corinto, Maria Arruda, Natividade dos Santos e Marivalda dos Santos – líder do Movimento.
“O intuito é trazer uma reflexão sobre o papel feminino na agricultura familiar. Grande parte dessas mulheres trabalhou a vida inteira mas o pouco dinheiro que resultava deste trabalho nunca passava por elas. Os motivos eram simples: geralmente não sobrava dinheiro, já que era preciso reinvestir na terra; ou porque o controle financeiro sempre esteve nas mãos dos maridos”, explica Bárbara.
A partir da organização coletiva das mulheres do MCP, elas passaram a ter remuneração por seus trabalhos e conquistaram autonomia financeira, realizaram sonhos e se sentiram mais valorizadas. Isso foi possível devido à existência da Cozinha Sabores do Campo do MCP, com financiamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Este programa do Governo Federal oferece alimentação escolar a estudantes da educação básica pública. Assim, além de produzir a merenda para os alunos das escolas municipais de Catalão, as mulheres da Cozinha ainda utilizam alimentos cultivados em suas propriedades rurais, sem o uso de agrotóxicos ou químicos.
Este projeto foi contemplado pelo Edital nº 4/2023 – Produção de curta-metragem, obra seriada e telefilmes, documentário e minidocumentário da Lei Federal Paulo Gustavo. Realização: Governo Federal e Ministério da Cultura. Apoio: da Secretaria de Cultura (Secult) do Governo de Goiás. Direção, roteiro e som: Bárbara Zaiden. Montagem e Fotografia: Luciano Evangelista. Produção Executiva: Cecília Brito. Design Gráfico: Douglas Vieira. Edição de som e mixagem: Vasconcelos Neto. Colorização: Rei Souza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CINECLUBISMO E DIREITOS AUTORAIS

AS ATIVIDADES DO CINECLUBISMO EM GOIÁS EM 2019