CINECLUBISMO E O CINEGOIANIA
A parceria entre o Cineclubismo e a pagina especializada de cinema goiano começou no dia 12 de agosto de 2022, com o titulo “Nunca deixe de lembrar” (2018) do diretor alemão Florian Henckel Von Donnersmarck. Um filme critico e que permite questionar as influencias do nazismo e do comunismo na vida dos alemães no pós guerra. Este mesmo diretor realizou o filme “A vida dos outros” (2006) um filme premiado que narra a historia de um diretor de Teatro que esta sobre vigilância da STASI, o serviço secreto da Alemanha democrática e os abusos pessoais das jerarquias comunistas.
“Cineclubismo e o CINEGOIANIA” é a matéria de número 118 realizada nos últimos dois anos. As publicações informam a programação mensal dos Cineclubes Goianos, comunicando ao publico, sempre nos primeiros dias de cada mes, os filmes e atividades dos cineclubes e seus parceiros. Temos aproximadamente 30 cineclubes que mantem uma programação de exibição em nosso estado. As criticas sobre os filmes ou a programação audiovisual goiana permite ao publico informar-se sobre o que os goianos estão assistindo.
As matérias também acompanham os projetos e os avanços que os cineclubes realizam. O Cineclube Provocação de Caldas Novas, o Cineclube Catedral das Artes, o Cineclube Imigração, o Cineclube Laranjeiras, o Cineclube Vingador Toxico de Goiânia, o Cine Naco de Olhos d’Agua em Alexânia, o Cineclube Utopias do Cerrado de Catalão estão sempre presentes na programação, permitindo a presença dos cineclubes nas Salas de exibição de Goiás.
Os editais de incentivo a cultura dos governos municipais, estaduais e federais estão informando o procedimento, acompanhando a realização dos projetos, como foi o caso da Sessão Dupla dos Cineclubes Vingador Toxico e CinecluB, coordenado pelo chileno Rafael Sepulveda que desenvolveu o projeto pela lei Paulo Gustavo do município de Goiania, a oficina de realização de projetos audiovisuais e a criação do Cineclube Portelândia apoiado pela LPG municipal e coordenado por Helenamar Borges, a criação do Cineclube Diorama e as exibições de cinema de Rua, coordenado por Alice Libório. O Festival Intercolegial de Video Ambiental e Cidadania (FIVAC) do Cineclube Severina, coordenado pelo professor Edson Barbosa e tantos outros projetos que foram aprovados pela LPG e para 2025, teremos os projetos apoiados pelo Programa Nacional Aldir Blanc.
Comentários de filmes e series para o publico acompanhar, como é o caso de “Argentina, 1985” de Luis Puenzo, “A Piscina de Caique” do diretor goiano Raphael Gustavo, “Napoleão” de Ridley Scott ou “Estado de Sitio” de Costa Gavras, indicando filmes congêneres que podem acrescentar ao gosto e as percepções do leitor. Sempre com um olhar cinéfilo para que as pessoas possam entender que a apreciação cinematográfica pode ter diversas formas de interpretar a realidade e distinguir as diversas possibilidades de apreciar uma obra artística e suas afinidades e a mochila cultural que vamos adquirindo durante o tempo, sempre proporcionam uma variedade diversa de interpretações e percepção da beleza, da arte e da cultura.
A parceria entre o Cineclubismo e Cinegoiania coloca o audiovisual goiano em um patamar importante no panorama cultural, a produção e a exibição do cinema em nosso estado transformando-se em uma janela de exibição fundamental para nossas historias, cores, sonhos e realidades.
Acompanhe a programação do Cineclubismo goiano no CINEGOIANIA ou nas Redes Sociais dos Cineclubes Goianos;
Viva o Cinema e Cineclubismo Brasileiro e Goiano.
Comentários
Postar um comentário