CINECLUBE PORTELANDIA EXPANDINDO SUAS FRONTEIRAS

O Cineclube Portelândia coordenado pela artista plástica Helenamar Borges da Silva, Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal. Localizado no Sudoeste goiano, com aproximadamente cinco mil habitantes, próximo a cidade de Mineiros e com a realização da Festa do Carreiro, no mês de março, como um marco na agenda cultural da cidade. Inaugurado em 9 de maio de 2023, com uma “Oficina de Audiovisual: como realizar um filme com celular, planejamento, Comunicação, gravação e edição”. Oficina ministrada em parceria com a União de Cineclubes de Goiânia, e realizada para os contemplados na Lei Paulo Gustavo municipal. A Primeira sessão do Cineclube Portelândia aconteceu no dia 23 de agosto no Centro Catequético Nossa Senhora da Consolata, exibindo filmes goianos, na Mostra, os parceiros habituais Raphael Gustavo com “A Piscina do Caíque” e “O Cinema que não se vê” de Erik Eli, também produções locais realizadas em Portelândia.
Portelândia representou o Sudoeste Goiano no Festival Vera Cruz (FAVERA) em maio de 2024, onde participou no Encontro Cineclubista, com o comparecimento de 31 cineclubistas, 4 Estados (Brasília, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro), 16 cidades (Acreúna, Alexânia/Olhos d’Água, Anápolis, Aparecida, Belo Horizonte, Brazlândia, Caldas Novas, Catalão, Cavalcante, Ceres, Faina, Goiânia, Pirenópolis, Portelândia, Rio de Janeiro e Senador Canedo) e no total 23 cineclubes. Além disso, Helenamar participou das homenagens recebidas na Câmara Municipal de Goiânia em fevereiro e na Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO) em maio onde aproximadamente 100 cineclubistas receberam uma homenagem merecida, pelo importante papel dedicado a formação de público, exibição e divulgação da produção cinematográfica do Estado e do Brasil.
A Mostra de Projetos Audiovisuais de Portelândia, “Visões de Goiás” é uma atividade do Cineclube Portelândia, aconteceu no SESC Jataí nos dias 10 e 11 de fevereiro contando com a presença de 280 espectadores, sendo estes estudantes e clubes da melhor idade. Na Sala SESC Centro, no dia 19 de fevereiro, os convidados puderam apreciar os jovens músicos da Escola Municipal de Musica que encantaram ao público com suas melodias regionais. A Mostra contempla os filmes “A Cantata de Portelândia” de Segiane Cabral, “Tecendo Peneira” de Jandira Maria e Amagnir Barbosa Rosa, “A Folia de Reis” de Luiz Francisco da Silva, “A Arte das bolsas de Palha de Milho” de Paulino Brito da Silva e “A Festa do Carreteiro” de Helenamar Borges da Silva (Cineclube Portelândia). A Mostra teve uma recepção calorosa e entusiasta por parte do público que pode dialogar com os realizadores, muitos deles artesãos que aceitaram o desafio de mostrar e eternizar com simplicidade e de forma honesta sua arte a traves do cinema.
Os desafios do Cineclube Portelândia são grandes, como a manutenção de um espaço de exibição na cidade, interação com escolas, papel importante do Cineclubismo em Goiás e a integração com o Cineclubismo goiano e nacional para o fortalecimento da atividade cineclubista e o reconhecimento das autoridades sejam elas municipais, estaduais e federais.
Viva o Cineclubismo e o Cinema Goiano e Brasileiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CINECLUBISMO E DIREITOS AUTORAIS

Documentário Terra Delas será exibido em Catalão, na UFCAT

AS ATIVIDADES DO CINECLUBISMO EM GOIÁS EM 2019