IX ENCONTRO ANAPOLIS DE CINECLUBES

No sábado, 10 de agosto de 2024, aconteceu o encontro mais esperados pelos Cineclubes goianos. O Anápolis Festival de Cinema, que desde seus inicios teve a preocupação de dar visibilidade aos cineclubes que começou em 2011 com um encontro regional do Centro-Oeste e no ano seguinte voltado aos cineclubes goianos. Neste ano contamos com 29 cineclubistas, representando 14 cineclubes de 7 cidades (Arte, Cine e Cultura e Sétima Arte de Acreúna, Xicara da Silva de Anápolis, Severina de Aparecida de Goiânia, Provocação de Caldas Novas, Rosinha do Brejo de Goiás, América Nuestra, APALA, Bauhaus New, Catedral das Artes, Imigração, Mãe d’Ouro e Vingador Tóxico de Goiânia e COEPI de Pirenópolis), participaram também representantes do Coletivo Magnifica Mundi da UFG, União de Cineclubes de Goiânia (UCGYN) e da União de Cineclubes de Goiás (UCINEGO). O coordenador do festival é Djalma de Lima Rolim e do Encontro Cineclubista é Luiz Eduardo Rosa Silva ambos homenageados em sessão solene aos cineclubistas goianos no dia 05 de maio na Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO).
As atividades começaram às 9 horas no Teatro Municipal de Anápolis com uma Mesa Temática com Coletivos, Cineclubes e Produção Cultural, definindo os caminhos da Economia da Cultura, onde foram convidados os anapolinos Bruno Marcos do Coletivo Flamingo, Mariah Cleides da Mariah Produções Culturais, Danilo Costa e Andressa Riggo da TAOM Soluções Criativas e de Pirenópolis, Tadeu Ribeiro do COEPI. A Mesa temática apresentou como conclusões a importância da associatividade e da parceria com coletivos culturais da sociedade civil para o desenvolvimento da Economia criativa, o reconhecimento dos entes públicos sejam eles do executivo, legislativo e judiciário nos âmbitos federais, estaduais e municipais, para o benefício da cultura do estado de Goiás. Enfatizamos a necessidade da participação nos editais de cultura para a sustentabilidade dos cineclubes.
No período vespertino nos reunimos no Cine Sibasolly para a exibição de filmes anapolinos, “Do Gramophone a Grande Tela” de Carlos César Santos (Cezinha), “Supermercado” de José Akashi e “Tela Preta” de Erik Ely. Prestigiamos e debatemos a produção dos realizadores anapolinos, homenageando ao saudoso Cezinha, que nos deixou no ano de 2021, conhecendo a obra dos realizadores Erik Ely e José Akashi, homenageando a todos os realizadores de Anápolis, sendo a principal janela de exibição o Anápolis Festival de Cinema. Os filmes exibidos narram à trajetória do cinema em Anápolis, e como as memórias afetivas são importantes para a continuidade e transformação dos cineclubes na principal janela de exibição do audiovisual goiano.
O Cineclubista Gabriel Alves Leão do Cineclube Rosinha do Brejo da Cidade de Goiás gravou os depoimentos dos cineclubistas presentes no encontro para realizar um documentário sobre as experiências dos cineclubistas goianos e sua relação com o Encontro Anápolis de Cineclubes. Foram propostos três encontros cineclubistas até a final do ano. Na primeira quinzena de outubro o Encontro Cineclubista em Goiânia, promovido pelo Cineclube Severina de Aparecida, Festival Intercolegial de Video Ambiental e Cidadania (FIVAC) e o Coletivo Magnifica Mundi da UFG. Na segunda quinzena o VI Encontro Cineclubista em Acreúna, promovido pelos Cineclubes Sétima Arte e Cine, Arte e Cultura no III Acreúna Festival Internacional de Cinema (AFIC) e no mês de Novembro o 1º Encontro Cineclubista de Catalão promovido pelo Cineclube Utopias do Cerrado da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Os temas propostos para os próximos encontros são Curadoria e distribuição, Laboratório de escrita de projetos para cineclubes e futuras parcerias com os movimentos sociais.
Acompanhe a programação e atividades dos cineclubes goianos pelas Redes Sociais e pelo CINEGOIANIA.
Viva o Cinema e Cineclubismo goiano e brasileiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CINECLUBISMO E DIREITOS AUTORAIS

AS ATIVIDADES DO CINECLUBISMO EM GOIÁS EM 2019

Fortalecendo Parcerias e Projetando Acreúna no Cenário Audiovisual Goiano