PARCERIA INTERNACIONAL AUDIOVISUAL ENTRE GOIANIA E O CHILE

No processo de internacionalização, o Cineclube Imigração realizou em 2018 a “1ª Mostra de Cinema Goiano” com a exibição do filme “Chilenos em Goiás” do Realizador Francisco Lillo e outros cinco filmes goianos, fazendo uma aproximação das imagens de Goiás com o Deserto de Atacama. No ano seguinte, Exibiu o filme “The Chilean Roadmovie: Fragmentos em Goiás” de Nicolás Pienovi e “O Cinema que não se vê” do realizador anapolino Erik Eli. Além disso, foi realizada a “Oficina de Cinema Goiano”, no auditório da Biblioteca Municipal Alfred Wormald Cruz em Arica. Nesses eventos se estabeleceram os primeiros contatos com Luis Morgado, da Produtora Eclipsefilm e líder da banda de Rock Ultrakan.
Durante a Pandemia da Covid19, diversas atividades culturais foram realizadas em parceria com a Eclipsefilm. Em 2020, o Cineclube Imigração realizou o ”7º Encontro de Cinema e Educação”, onde foi exibido o filme “La Cueva del Inca” e no dia 2 de outubro foi a exibição de “La Mesa de Parinacota” e a animação “Alira y el ñandú” reforçando o intercambio e projetando novos olhares de integração e trabalho em conjunto com Eclipsefilm. Em abril de 2021, o Cineclube Imigração e Eclipsefilm foram convidados a participar de uma exibição pelo Cine Club Macco (Museu Arqueológico e Centro Cultural Orellana) na cidade de Francisco de Orellana no Amazonas equatoriano.
Em 2021, as conexões se intensificaram com a incorporação do músico, produtor e cineasta Luis Morgado na equipe de trabalho da produção do filme “Saga Orionita: Missões no norte de Goiás”, onde realizou a trilha sonora do filme produzido pelo Cineclube Imigração e que foi estreado em 2022, e contou com exibições na Itália. Além disso, o músico foi convidado a realizar a trilha sonora do filme “Neruda em Goiânia” que deve ser concluído no ano seguinte. Em contrapartida Goiás está viabilizando a vinda do grupo Ultrakan a Goiás para 2023, em uma turnê musical que deve contemplar sete cidades do Estado.
Com uma pauta de trabalho importante de integração cultural entre ambas as localidades, Arica e Goiânia estão reforçando os laços de amizade e integração que pode ser apreciada no Canal do Youtube do Museu Antropológico da UFG, “Dialogo Cineclubista: Integração Cultural Latino-americana” com a participação de Luis Morgado representando a Eclipsefilm de Arica no Chile e Francisco Lillo do Cineclube Imigração de Goiânia no Brasil. O audiovisual goiano com projeções de internacionalização em países como Argentina, Chile, Equador e México. Abrindo as portas latino-americanas ao cinema e as imagens de Goiás.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CINECLUBISMO E DIREITOS AUTORAIS

INSCRIÇÕES PRORROGADAS! 🎬🎞️🍿

Cine Fest Santana divulga 20 filmes selecionados para mostra competitiva