O MUSEU ANTROPOLÓGICO DA UFG DEBATE OS JOVENS PROTAGONISTAS NO 9º ENCONTRO DE CINEMA E EDUCAÇÃO
O Museu Antropológico da UFG realiza desde 2009 o projeto “sessão de filme com debate” ou mais conhecido como “Cinema no Museu”, iniciado por Elza Mota Franco, ampliando as possibilidades de ações educativas e culturais voltadas para o público em geral, gerando debate, trocas de saberes e experiências. Nesse período se realizam os primeiros contatos com os Cineclubes goianos. Em 2018, Adelino Adilson de Carvalho é o responsável pelo projeto e reforça a parceria com o Cineclubismo realizando 2 a 3 sessões por semana do projeto no Miniauditório Prof. Acary de Passos Oliveira na Praça Universitária e o 6º Encontro de Cinema no Museu. Em 2020, assume Rossana Klippel de Souza José, em plena pandemia da Covid 19, ela foi uma das responsáveis pela manutenção e consolidação dos cineclubes goianos nesse período onde a arte e a cultura tiveram que reinventar-se para sobreviver e manter-se.
Durante a pandemia, os cineclubes realizaram 95 atividades online e que se encontram na página do Youtube do Museu Antropológico, sendo 15 Diálogos Cineclubistas, 15 Encontros de Cinema e Educação, 16 oficinas cineclubistas, 39 atividades cineclubistas que abarcam sessões de cinema e atividades com cineclubes de Acreúna, Anápolis, Aparecida, Caldas Novas, Olhos d’Agua e Senador Canedo, 5 Encontro Cineclubistas sendo um com cineclubes do Centro Oeste e um com cineclubes de América do Sul e 5 Tertúlias poéticas internacionais (Chile, Equador e povos originários chilenos). Mantendo um acervo importante de conteúdo cineclubista e de cinefilia para futuras pesquisas.
Com o retorno das atividades presenciais o Cineclubismo e o Museu Antropológico continuam com a parceria e mantem atividades híbridas continuando com as lives pelo canal do Youtube e com sessões presenciais, onde os Cineclubes Bauhaus, Desencuca, Kurosawa e Vingador Tóxico realizam suas atividades no Miniauditório e os Diálogos cineclubista e o Encontro de Cinema e Educação continuam de forma virtual. O Museu Antropológico também se integra aos Encontros presenciais contando com a presença de Rossana Klippel no Encontro Cineclubista em Pirenópolis, onde se realizou um mapeamento dos cineclubes goianos, suas característica, deficiências e projeções.
Na quinta-feira, 24 de novembro às 19 horas, o Cineclube Cecilia Meirelles, coordenado pela professora Suely Bernardino realizará mais uma sessão do 9º Encontro de Cinema e Educação com o tema “Jovens Protagonistas”, alunos do CEPI Cecilia Meirelles, liderados pelo monitor Rodrigo Florença e os alunos Caio Ramos e Ester Fernandes, conversando sobre seu protagonismo como atores da vida, do teatro e do cinema.
Comentários
Postar um comentário