O Dialogo Cineclubista é um programa de entrevistas sobre as atividades cineclubistas que foi desenvolvido na pandemia da Covid. Diversos temas foram abordados para conhecer as atividades cineclubistas, servindo de arquivo e memoria do audiovisual goiano e brasileiro, pois no transcurso desde três anos, entrevistamos cineclubistas consagrados, como Diogo Gomes que participa do movimento desde os anos 70 e jovens universitários que estão experimentando o Cineclubismo como uma forma de associabilidade e participação politica e cultural.
Os inicios do Cineclubismo em Goiás estão registrados nos diversos livros de Beto Leão. A partir de 2010, com a abertura do curso de Audiovisual da UEG e a presença do Cineclube Xicara da Silva de Anápolis, que foi um dos gestores dos Encontros Cineclubistas dentro da programação do Anápolis Festival de Cinema, trouxe uma nova realidade ao audiovisual goiano e a necessidade de novas janelas de exibição. Em 2016, a criação da União de Cineclubes de Goiânia, gerou novas atividades com projeções para novos cineclubes no Estado. A realização dos Encontros Cineclubistas Goianos para definir as metas e atividades, permitiu o reconhecimento dos Cineclubes pela Câmara Municipal de Goiânia, estabelecendo o dia 22 de maio como o “Dia do Cineclubista Goianiense”.
No período da Pandemia da Covid 19, o Cineclubismo junto a União de Cineclubes de Goiânia e o Museu Antropológico da UFG, transformaram-se em uma liderança do Cineclubismo Nacional, realizando Encontros dos Cineclubes goianos, do Centro-Oeste e latino americano. Além disso, realizou programas estimulando o ‘Cinemas, Cineclubes e Educação’ como uma alternativa para reafirmar a Lei federal 13.006, que estabelece a obrigatoriedade da exibição de duas horas de cinema nas escolas.
O “Diálogo Cineclubista” foi uma proposta para produzir conteúdo com temáticas importantes para o Cineclubismo, como suas relações com os Festivais, os Encontros, o processo de interiorização, a projeção econômica e a realização de projetos culturais com fundos públicos e privados. Estimular a profissionalização do Cineclubismo e o reconhecimento das autoridades de uma importante atividade do cinema que é a exibição da produção local.
Em 2023, começamos uma nova tendência do “Dialogo Cineclubista”, reescrever a historia dos cineclubes a partir de seus atores. Conhecer os cineclubes que dão o nome a esta atividade em Goiás. Seu compromisso social e cultural, os motivos que levaram a criação do cineclube, suas sessões, os temas abordados e o local onde realizam a atividade. Neste ano começamos com uma conversa franca com Helena de Carvalho Sicsu, representante do Cineclube Provocação de Caldas Novas, programa que esta no Canal do Youtube da União de Cineclubes de Goiânia. Em março teremos na quinta-feira, 16 às 15 horas um dialogo com Rogerio Bianchi, representante do Cineclube Utopias do Cerrado de Catalão e na quarta-feira, 22 às 15 horas com Tadeu Costa do Cineclube Coepi de Pirenópolis.
Conheça os cineclubes de Goiás, eles têm muito a dizer e fazer pela cultura de nosso Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CINECLUBISMO E DIREITOS AUTORAIS

2º FORUM DE CULTURA DE GOIÁS

CINECLUBISMO E FESTIVAIS DE CINEMA