DIALOGO CINECLUBISTA GOIANO COM O MINC

Os Diálogos Cineclubistas nasceram na pandemia para conversas sobre as atividades cineclubista e os temas que interessam ao Cineclubismo Goiano e Brasileiro. O Cineclube é uma das atividades do audiovisual que está relacionada diretamente com a exibição de filmes, uma das áreas importantes na cadeia audiovisual, pois ela aproxima a obra cinematográfica ao público. Outras atividades que estão envolvidas com a exibição são os Cinemas Comerciais, as salas de exibição alternativas, Cine Universitario, Cine Arte e outras, os Festivais e Mostras, sendo que os Cineclubes fazem parceria com essas salas de exibição.
Os Diálogos Cineclubistas começaram On-line em parceria com o Projeto Cinema no Museu do Museu Antropológico da UFG. As temáticas debatidas em 2021 foram a Renovação do Cineclubismo com os jovens que renovam esta experiência, principalmente no Cineclubismo Universitario. A profissionalização do Cineclubismo pela presença dos projetos culturais que começaram a aparecer nos últimos anos. Mulheres, negros e o Ensino Superior no Cineclubismo Goiano. Em 2022, os temas foram a Homenagem ao Cineclube Antonio das Mortes, um Cineclube histórico da resistência à ditadura militar em Goiás, os intercâmbios internacionais que realizaram uma troca de experiências, principalmente com a cidade de Arica no Chile. A importância dos Encontros Cineclubistas e os Festivais de Cinema envolvidos com Cineclubes como é o caso do Festival Curta Canedo, o Acreúna Festiva Internacional de Cinema e o Anápolis Festival de Cinema.
Em 2023, os Diálogos ganharam novas temáticas e passaram a conhecer e dialogar com os cineclubistas que fazem parte desta realidade do Estado de Goiás, Cineclubes do Interior como é o caso de Acreúna, Anápolis, Caldas Novas, Catalão e Pirenópolis contaram sua historia e as situações que os levaram ao Cineclubismo Goiano. No segundo semestre teremos o Dialogo Cineclubista financiado pela Lei de Incentivo da Prefeitura de Goiânia, desta vez dando a conhecer as experiências e historias dos Cineclubistas de Goiânia e o entorno.
Os Diálogos Cineclubistas realizaram neste ano o Dialogo presencial com o Gerente de audiovisuais da SECULT do Estado de Goiás, Gabriel Bastos. Na sexta feira, 30 de junho às 19 horas na sala de exibição do Museu Antropológico da UFG na Praça Universitária, o convidado será Milton Gonçalves, novo representante do Ministério da Cultura em Goiás, que apresenta as intenções do novo governo para a cultura e os Cineclubes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CINECLUBISMO E DIREITOS AUTORAIS

2º FORUM DE CULTURA DE GOIÁS

SOBRE O CINEMA E CINECLUBISMO EM GOIÁS I