CINECLUBES BANDIDAS E IMIGRAÇÃO EXIBEM “GLORIA” DE SEBASTIAN LELIO

Nesta sexta-feira dia 14 de julho às 19 horas no Museu Antropológico da UFG. A parceria dos Cineclubes Bandidas e Imigração exibe o filme chileno “Gloria” do diretor Sebastián Lelio. Um drama sobre as experiências, romances e frustrações de uma mulher madura de classe media em um país machista e com homens dependentes e tóxicos.
O Cineclube Bandidas nasce de um grupo de mulheres que se reúnem para debater temas e coordenar ações que envolvem seus interesses, entre eles sua rotina, entretenimentos e os diversos temas que envolvem o mundo feminino. Chamaram-se Bandidas, pelo caráter clandestino que aqueles diálogos envolviam. Em sua maiorias eram educadoras do CMEI Padre Vitalis, onde participaram do Cineclube Bernardone. A primeira sessão do Cineclube foi na Sala João Bennio da Vila Cultural Cora Coralina, no dia 21 de fevereiro de 2015, com o filme do diretor Marcus Baldini, “Os homens são de Marte... e é pra lá que eu vou”. O público é formado por mulheres, porem é aberto a todo espectador, exceto em algumas sessões especiais. A curadoria é realizada pelas integrantes do cineclube, sendo aberto a todo gênero cinematográfico, não se definem como feminista, porem aborda a temática feminina.
O Cineclube Imigração comemorou nove anos de existencia em Goiânia. No dia 27 de junho de 2014, na Sala João Bênnio da Vila Cultural Cora Coralina os integrantes do Cineclube Sinpro do Sindicato dos Professores abrem uma nova experiencia para desenvolver temas como educação, imigração e cinema latino. Deborah Caroline Tomasseli e Francisco Lillo realizaram a primeira sessão do Cineclube Imigração com o filme “Historias de Futebol” do diretor chileno Andres Wood, um tema que aproxima multitudes tanto de chilenos como brasileiros. Posteriormente outros nomes importantes somaram-se a esta iniciativa, como Rafael Sepulveda e Sergio Silva.
Alguns filmes que são referencias cinematograficas desta temática do filme “Gloria” são o filme brasileiro, “Aquarios” (2016) de Kleber Mendonça Filho, a historia de uma mulher, Sonia Braga, a procura de uma vida pacata de moradora no Recife, a beira mar, em um predio que se encontra nos planos de um grande emprendimento imobiliario e o assedio do poder economico. Um filme que representou a resistencia a queda da Dilma Roussef e cautivou Cannes, transformando-se em uma bandeira de luta de uma situação que resistia a ascenssão da direita no Brasil. “Aquarios” é um filme de uma mulher que resiste às mudanças e aos interesses dos filhos e de homens dependentes, machistas e tôxicos.
O diretor chileno Sebastian Lelio e um dos grandes nomes da realização cinematográfica do Chile, vencedor ao Oscar de melhor filme estrangeiro com “Uma Mulher Fantástica” (2017), realiza uma parceria de produção e realização com Pablo Larrain, que compartem papeis na produção cinematográfica. Em 2018, Lelio realiza um remaker do filme “Gloria” com uma produção norte-americana com a excelente atriz Julianne Moore, com “Gloria Bell”, um drama que foi direcionado para o publico estadunidense falando de liberdade e romance.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CINECLUBISMO E DIREITOS AUTORAIS

2º FORUM DE CULTURA DE GOIÁS

SOBRE O CINEMA E CINECLUBISMO EM GOIÁS I