CINECLUBE IMIGRAÇÃO COMEMORA NOVE ANOS DE CINEMA

O Cineclube Imigração comemora nove anos de existencia em Goiânia. No dia 27 de junho de 2014, na Sala João Bênnio da Vila Cultural Cora Coralina os integrantes do Cineclube Sinpro do Sindicato dos Professores abrem uma nova experiencia para desenvolver temas como educação, imigração e cinema latino. Deborah Caroline Tomasseli e Francisco Lillo realizaram a primeira sessão do Cineclube Imigração com o filme “Historias de Futebol” do diretor chileno Andres Wood, um tema que aproxima multitudes tanto de chilenos como brasileiros. Posteriormente outros nomes importantes somaram-se a esta iniciativa, Rafael Sepulveda preocupado com a imagem coorporativa e layout institucional dos cineclubes goianos e Sergio Silva que incorporou a equipe de produção e edição do Cineclube que produziu filmes como “Memorias de Cinema” e “The Chilean Roadmovie: Fragmentos em Goiás”.
Neste tempo, o Cineclube Imigração coordenou diversas atividades para o desenvolvimento do Cineclubismo goianos, participou do Encontro Cineclubista em Anapólis em 2014, onde junto a diversos cineclubes de Goiás, como Xicara da Silva de Anápolis, 7ª Arte de Acreúna, Cecilia Meireles de Aparecida, Bandidas, Imigração e Sinpro de Goiânia realizam algumas projeções como a realização do Encontro Cineclubista em Acreúna, estruturar as bases da União de Cineclubes de Goiás e estabelecer metas para o cineclubismo nos anos seguintes.
O Cineclube Imigração fez parcerias com o Museu Antropologico da UFG para participar das atividades do Projeto Cinema no Museu que funciona desde 2009. Realizando diversas sessões em conjuntos e posteriormente ocupando o espaço para os Cineclubes Goianienses realizarem suas sessões. A realização do “Encontro de Cinema e Educação” realizado desde 2013, tambem se transformou em uma atividade de destaque do Cineclube, que aproxima realizadores, educadores e projetos audiovisuais para o desenvolvimento da cultura.
A realização do Projeto da lei de incentivo a cultura do Municipio de Goiânia foi mais uma iniciativa do cineclube que permitiu em 2016 expandir os horizontes, criar novas parcerias e novos projetos. Assim como, a publicação do livro “Cineclube Imigração, a integração entre o Chile e Goiás a partir do Cinema”, contando a historia do Cineclube desde seus inicios e inspirações e a participação no livro “O Cineclubismo em Goiás, Uma historia de resistência e emancipação” uma parceria com a Universidade Federal de Catalão, produzindo conteúdo teórico e escrito para o Cineclubismo Goiano e Nacional.
Muito ainda há para ser feito para o Cineclubismo Goiano consolidar-se como uma atividade permanente e sustentável e que os cineclubistas possam ter o seu reconhecimento pelo trabalho desempenhado na difusão da produção audiovisual. O Cineclube Imigração tem um compromisso de estar sempre disponível e presente para o engajamento e engrandecimento de nossa atividade e no futuro cultural do Estado de Goiás.
Viva o Cineclubismo Goiano e viva o Cineclube Imigração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CINECLUBISMO E DIREITOS AUTORAIS

2º FORUM DE CULTURA DE GOIÁS

CINECLUBISMO E FESTIVAIS DE CINEMA