CINECLUBE EM GOIÁS COM OLHAR UNIVERSITARIO

Nesta segunda-feira, dia 28 de agosto de 2023, às 9 horas no Auditório do Campus Laranjeiras da Universidade Estadual de Goiás, o curso de Realidade Regional do Audiovisual realizará uma Aula aberta sobre “Cineclubes em Goiás. Nesta oportunidade foram convidados o representante do Cineclube Antonio das Mortes, Eudaldo Guimarães, diretor, fotografo, produtor, gerente do FICA e funcionário público da Secult. Noé Luiz da Mota, do Cineclube Catedral das Artes, Artista Plástico e coordenador do Instituto Cultural Noé Luiz da Mota. Rafael Sepulveda, Chileno, projetista, designer, responsável das redes sociais dos cineclubes goianos e Presidente da União de Cineclubes de Goiás. André Luiz Almeida do Cineclube Kurosawa, funcionário público e responsável pelo projeto Cine Goiás Itinerante. Professor Sandro de Oliveira do Cineclube Laranjeiras, doutorando em Multimeios pela UNICAMP. Francisco Lillo, Professor, Produtor e Cineclubista, Coordenador da União de Cineclubes de Goiânia e Vice Presidente do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros. Mediação do evento será realizado pela professora Geórgia Cynara.
O Youtube tem conteúdos realizados pelas Instituições Superiores de Ensino que podem ser apreciados como a live da Forcine em 2022 com o tema “O Cineclubismo nas Escolas de Cinema e Audiovisual”. Neste Congresso Nacional de Cinema, sediado pela Universidade Estadual de Goiás, Mediado pelo professo Rico Cavalcante (ESPM) recebeu Cintia Langie Araújo (UFPel), Fabián Núñez (UFF) , Francisco Lillo Biagetti (CNC) e Marcelo Dídimo (UFC). O Congresso Forcine reúne docentes, discentes, pesquisadores, especialistas, profissionais, e todos os interessados em ensino e formação para o audiovisual. Trazendo como tema geral do Congresso "Novas presencialidades e a construção de um ensino em rede".
Em 2020, a Universidade Federal de Catalão no projeto cultural denominado “Caravana Cultural” realizou a Mesa: Cinema e Cineclubismo em Goiás Convidando para ilustrar as atividades dos cineclubes goianos a Cirlene Pereira (Bandidas /Goiânia); Francisco Lillo (Imigração/Goiânia); Kennia Stephanie (Kalunga/Goiânia); Luiz Eduardo Silva Rosa (Xícara/Anápolis); Nicolas Pienovi (Imigração/Goiânia); Ruyter Fernandes (7° Arte/Acreúna); Rafael Sepúlveda (Vingador/Goiânia e Presidente da UCINEGO) Mediação: Rogério Bianchi de Araújo (UFCAT). Neste projeto participaram as instituições de Ensino Superior do Estado de Goiás. A Universidade Federal de Catalão é responsável pela realização do E-book “Cineclubismo em Goiás, Uma historia de resistência e Emancipação” que pode ser encontrado nas Redes Sociais.
Na Semana do Audiovisual da UEG, em sua X edição em 2021, no dia 03 de setembro pelo Youtube houve um Grupo de trabalho denominado “Cineclube em Goiás” com mediação do professor Sandro de Oliveira. Apresentaram o professor Rogerio Bianchi da UFCAT, comentando a historia do Cineclube Utopias do Cerrado de Catalão. Rossana Klippel, Erica Pereira e Adelino de Carvalho apresentaram o projeto “Cinema no Museu” do Museu Antropológico da UFG. O professor Francisco Lillo apresenta “A Presença chilena na consolidação do Cineclubismo goiano (2014-2020)”. Debora Caroline de Souza Tomaselli apresenta a experiência “O Cineclubismo no sindicato dos professores das escolas particulares em Goiânia” e Nicolas Pienovi apresenta o texto “A Ressignificação e o papel sociocultural do movimento cineclubista surgido no estado de Goiás a partir do século XX”. Realizando uma retrospectiva importante do Cineclubismo em Goiás.
Acompanhe as atividades cineclubistas e do cinema em Goiás a partir das Redes Sociais e do CineGoiania, a revista do cinema no Estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CINECLUBISMO E DIREITOS AUTORAIS

2º FORUM DE CULTURA DE GOIÁS

SOBRE O CINEMA E CINECLUBISMO EM GOIÁS I