CINE GOIÁS ITINERANTE

O Governo de Goiás e a Secretaria de Cultura do Estado (SECULT) desenvolvem um projeto importante de exibição do audiovisual nas cidades do interior do nosso Estado. Com o lançamento da Lei Paulo Gustavo (LPG) que provem de verbas da gestão anterior do governo federal que não utilizou os recursos da Secretaria do Audiovisual para o desenvolvimento do Cinema Nacional. Na Lei Paulo Gustavo, 75% dos valores são destinados para a capacitação, formação e qualificação no audiovisual, isso pode contemplar analise cinematográfico, realização de audiovisual, formação cineclubista e distribuição, também na Produção Audiovisual, realização de curtas, medias e longa-metragem, assim como no apoio a produtoras independentes. Apoio a Exibição, para Cineclubes, salas de Cinema, salas de exibição alternativas, Festivais e Mostras de Cinema.
O Cine Goiás Itinerante é um projeto Cultural de Gestão do Fomento a Cultura e Criatividade que nasceu como uma extensão dos FICA Festival que acontece na cidade de Goiás e que aproveitou a experiência realizada com o Fica Itinerante, uma experiência idealizada por Eudaldo Guimarães e seu parceiro André Luiz Almeida, recorrendo as cidades do interior e estimulando a criação de Festivais de Cinema como em Aragarças, apoiando festivais em Acreúna ou em Senador Canedo, com aspectos operativos na projeção e na criação de Cineclubes. Desenvolvendo oficinas de cinema, fotografia e outras áreas do audiovisual que serão importantes para a realização dos editais da Paulo Gustavo nas cidades do interior.
O Cine Goiás Leva cultura, entretenimento e cinema para os municípios goianos e ocorre por solicitação das prefeituras municipais e atende em média entre 35 à 44 municípios por ano e tem uma média anual entre 28 à 37 mil pessoas atendidas anualmente pelo projeto. O publico e formado principalmente por estudantes que muitas vezes é o primeiro acesso com a projeção de filmes em paredes ou telas improvisadas para fomentar a vivencia do sonho cinematográfico.
Os municípios contemplados recebem não somente filmes com as temáticas ambientais em suas escolas, más também cinema em geral para sua população. O projeto teve alguns acréscimos de atrações no decorrer dos anos. Alguns municípios recebem também oficinas relacionadas a cinema, cultura e meio ambiente. Mini palestras sobre curiosidades em ecologia e meio ambiente. Assim como, projetos temáticos relacionados a datas especificas no calendário anual, como dia das mães, dia internacional da Mulher, Semana da Consciência negra e Natal. A agenda do Cine Goiás funciona via ofícios e por ordem de chegada.
O Cine Goiás Itinerante é uma experiência importantes e inovadora que antecipou as projeções do poder legislativo federal, que a partir da Lei Paulo Gustavo propõe a democratização do cinema no interior do Brasil e principalmente o Estado de Goiás na liderança das politicas publicas da cultura, respeitando e cumprindo a Constituição Brasileira sobre o direito a cultura para todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CINECLUBISMO E DIREITOS AUTORAIS

2º FORUM DE CULTURA DE GOIÁS

SOBRE O CINEMA E CINECLUBISMO EM GOIÁS I