CALDAS NOVAS TEM CINECLUBE QUE É UMA PROVOCAÇÃO

O Cineclube Provocação esta comemorando 5 anos de atividades cineclubistas com uma presença importante no Estado de Goiás e pela sua participação no Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros. Neste período de retomada presencial, o Cineclube Provocação há realizado oficinas de Cinema, Cineclubismo e Educação e mantive as sessões online com temáticas sobre a mulher, a construção da democracia e o cinema brasileiro, incluindo o cinema asiático, africano e latino-americano, sempre com convidados de Caldas Novas e de outras cidades do Estado de Goiás.
As primeiras atividades cineclubistas em Caldas Novas aconteceram em parceria com o Curta Caldas, coordenado por Edson Correa e com a Cineclubista Dina Souza, que participaram do Encontro Cineclubista do Instituto Federal de Goiás em 2015 em Goiânia. O Cineclube Provocação, coordenado por Helena Carvalho Sicsu, participou do Circuito Cineclubista de Cinema realizada em 2018, com o filme “Menina de Barro”, na apresentação da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, com sessões na Biblioteca Josino Bretas e na Escola Municipal Orozina Maria.
Caldas Novas comemora a presença do Cineclube Provocação, que ingressou no Circuito Cineclubista do Estado de Goiás ao estrear a parceria da Prefeitura de Caldas Novas com o Festival Internacional de Cinema Ambiental itinerante e a União de Cineclubes de Goiânia, com exibições de filmes ambientais e goianos nos dias 15 e 16 de setembro de 2018 no Casarão dos Gonzaga. Além dos filmes, contamos com uma Roda de Cinema com o diretor Eudaldo Guimarães e o cineclubista Francisco Lillo. O Diálogo foi sobre Cinema e Cineclubismo Goiano, mostrando uma panorâmica da realidade desta área importante para o desenvolvimento da cultura do nosso Estado.
Em 2020 realizou o “Encontro de Cinema e Educação”, a “Mostra de Cinema de Caldas” e o “Encontro Cineclubista de Caldas”, atividades financiadas pela lei Aldir Blanc e com a parceria da União de Cineclubes de Goiânia, o Cineclube Imigração, o Conselho Nacional de Cineclubes e o Museu Antropológico da UFG, transmitido pelo Canal do Youtube do Museu.
O Cineclube Provocação associou-se em 2021 ao Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC) e tem presença marcada nas atividades Cineclubistas como Oficinas, Seminários e Encontros. Neste período de Pandemia o Cineclube Provocação realizou sessões mensais pelo Museu Antropológico, exibindo filmes com temáticas feministas de diversas latitudes e diversidade cultural.
Neste aniversario a comemoração será com o filme “Olga” de Jaime Monjardim de 2004. Um romance sobre a historia do Brasil na biografia realizada por Fernando Morães. Um filme muito usado nas escolas brasileiras para mostrar a década de 30, em um momento de conflito do governo Vargas.
Feliz Aniversário ao Cineclube Provocação que em pouco tempo mostra sua maturidade e compromisso com a cultura e o Cineclubismo na cidade de Caldas Novas e no Estado de Goiás.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CINECLUBISMO E DIREITOS AUTORAIS

2º FORUM DE CULTURA DE GOIÁS

SOBRE O CINEMA E CINECLUBISMO EM GOIÁS I