CINECLUBES GOIANOS EM 2022

Neste ano de retomada das atividades Cineclubistas no Estado de Goiás pós-pandemia do Covid 19. Retomar atividades presenciais e preservar as on-line é a estratégia dos Cineclubes para consolidar e proliferar a criação de cineclubes no Estado. A três meses do termino do ano, fazemos um levantamento das atividades realizadas, tais como, Encontros Cineclubistas, Oficinas de formação, criação e fortalecimento de parcerias com instituições acadêmicas, culturais e sociais.
As Oficinas de formação Cineclubista financiada com fundos públicos, principalmente com o Estado e as Prefeituras através da Lei Aldir Blanc, priorizando as atividades On-line e envolvendo cineclubes e parceiros. Os Cineclubes que realizaram Oficinas foram Catedral de Noé Luiz da Mota, Depressão de Sergio Silva, Imigração de Francisco Lillo, Nuestra América de Beatriz Ohana, COEPI de Tadeu Costa, Vingador Tóxico de Rafael Sepúlveda, Zion do Instituto Ubantu de Ceres e com parcerias com o Mais Filme de Déborah Caroline Tomaselli. Os temas apresentados foram Historia de cinema Brasileiro, Historia do Cineclubismo em Goiás, Estratégias de Manutenção Cineclubista, Realização Audiovisual e Cineclubismo, Cineclubismo e Educação e a Oficina de Introdução ao Cinema Latino com o tema de Cinema Político.
As parcerias permitiram realizar oficinas direcionadas para temas mais específicos com o Curso de Letras Espanhol e Português da Universidade Federal de Goiás onde foram realizadas as “Oficinas de analise cinematográfico On-line” em fevereiro e junho e no mês de julho realizamos a atividade presencial com a “Oficina de Cinema e Literatura Latino-Americana” no Campus Samambaia e na Vila Cultural Cora Coralina. A Realização em junho da “Oficina de Cinema e Cineclubismo” realizado no “Projeto Encontrarte” na Federação de Teatro de Goiás/FETEG em Goiânia. No IX Festival Anápolis de Cinema realizamos no mês Julho o Workshop “Formulação de Projetos Cineclubistas” onde foram apresentados diversos projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc no Estado de Goiás.
As parcerias com instituições municipais no interior do Estado difundem a atividade cineclubista potencializando e incluindo o Cineclube como uma alternativa para projetar as imagens realizadas em Goiás, fortalecendo assim as imagens e o sentimento local. Oficinas de “Formulação de Projetos Culturais em Goiás” foram realizadas no mês de abril na cidade de Mineiros, em setembro em Serranópolis, a “Oficina de Cinema e Educação” em Formosa e com a parceria do Cineclube Provocação e a Biblioteca Municipal Josino Bretas, com Helena Carvalho produtora local no mês de abril foram realizadas as Oficinas “Cinema e Literatura”, “Cinema como Marketing Professional para professores” e “Cinema e Educação”.
O Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC) reúne-se a cada 2 anos para a escolha da nova diretoria em um Encontro de Cineclubes denominada “Jornada Nacional Cineclubista” que em 2023 realizará a trigésima primeira Jornada Nacional, sem data e local definido. Será importante para a definição dos objetivos e projetos deste conselho, que neste ano cumpriu 62 anos de existência. Os cineclubes goianos sempre estiveram presentes no CNC, na gestão anterior contou com Carolina Paraguassú como secretaria geral e nesta gestão o vice-presidente é Francisco Lillo do Cineclube Imigração e coordenador da União de Cineclubes de Goiânia.
Os Cineclubes Goianos desde 2016 desenvolvem uma dinâmica de realização de Encontros Cineclubistas para fortalecer a troca de experiências e assim consolidar a atividade cineclubista na região metropolitana e no interior do Estado. Em 2022 realizamos Encontros Cineclubistas nas cidades de Anápolis, Goiânia, Pirenópolis e São Miguel do Passa Quatro. Esta programada a realização do Encontro de Senador Canedo organizado no Festival Curta Canedo no dia 8 de outubro e a possibilidade de realização neste ano de encontros cineclubistas em Caldas Novas, Ceres e Catalão.
Os Cineclubes Goianos estimulam a criação de novos Cineclubes e neste ano tivemos a criação do Cineclube Couros do Museu Couros de Formosa na responsabilidade de Leônidas da Silva Pires, na Cidade de São Miguel do Passa Quatro, a gestação do Cineclube São Miguel a cargo de Flávio Pereira de Lima, em Goiânia o Cineclube Kurosawa na responsabilidade de André Luiz de Almeida, o Cineclube Mais Filme e sua parceria como o Cinebrac, responsabilidade de Déborah Caroline Tomaselli, a retomada do Cineclube Cecilia Meirelles com o foco em Educação em Aparecida de Goiânia a cargo da professora Suely Bernardino e esta em gestação o Cineclube para cegos com parceria do CEBRAV/CAP com filme em audiodescrição. Cidades que dialogam para a criação de Cineclubes são Valparaiso de Goiás, Serranópolis e Mineiros.
Atividades adicionais neste ano foi o Lançamento do E-Book sobre “Cineclubismo em Goiás: Uma historia de resistência e Emancipação” pela Universidade Federal de Catalão e estamos organizando a realização do próximo livro contando a Historia dos Cineclubes em Goiás, contada pelos próprios cineclubes. A manutenção das lives “Diálogos Cineclubistas” que se realizam em parceria com o Museu Antropológico da UFG, Rossana Klippel como responsável, dialogando sobre Festivais, projetos, cineclubes goianos e brasileiros, criando um registro audiovisual importante sobre a realidade cineclubista em Goiás e o programa on-line “9º Encontro de Cinema e Educação” com as experiências, projetos e atividades que associam o Cineclubismo e a Educação no Estado de Goiás.
A radiografia cineclubista em 2022, até o mês de outubro projeta o Cineclubismo goiano como um dos mais consolidados no Brasil. Um trabalho realizado desde 2009, em parcerias com o Projeto Cinema no Museu da UFG, o Sinpro Goiás, o FICA Itinerante, o Acreúna Festival Internacional de Cinema/AFIC, o Festival de Filmes de Faina, o Curta Canedo, a Catedral das Artes, o NACO de Olhos d’Água, o Anápolis Festival de Cinema, o Encontro de Cinema e Educação, o Festival Intercolegial de Vídeo Ambiental e Cidadania/FIVAC, a Biblioteca Josino Bretas, o Conselho Nacional de Cineclubes/CNC e tantos outros parceiros que viabilizaram nossa atividade cultural.
Viva o Cineclubismo Goiano.
Viva o Cineclubismo Brasileiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CINECLUBISMO E DIREITOS AUTORAIS

2º FORUM DE CULTURA DE GOIÁS

CINECLUBISMO E FESTIVAIS DE CINEMA