CINECLUBE COUROS EM FORMOSA DE GOIÁS

Estamos comemorando a abertura de um novo cineclube em Goiás, o Cineclube Couros de Formosa, um cineclube que nasce na Fundação Museu Couros. Um Centro Cultural que tem um espaço de exibição de filmes para mais de 150 pessoas e que já foi utilizada para eventos do Fica Itinerante e do Cine Goiás Itinerante, coordenado por André Luiz Almeida, Eudaldo Guimarães e Vicente de Paula. O Museu Couros é liderado por Leônidas da Silva Pires, mais conhecido como Leo, um produtor cultural empreendedor e que desde os anos 80 promove a cultura e a memoria em Formosa.
Em uma parceria com o projeto Cine Goiás Itinerante, realizou-se entre 3 a 5 de agosto, a mostra de Cinema ambiental itinerante e destaca-se no dia 4, a palestra “Cinema, Cineclubismo, Educação e Meio Ambiente”, ministrada pelo professor Francisco Lillo, coordenador da União de Cineclubes de Goiânia, uma associação que desenvolve e difunde a atividade cineclubista no Estado de Goiás, estimulando a criação de novos Cineclubes. Participaram nesta palestra alunos do curso de historia da Universidade Estadual de Goiás, secretários e diretores de cultura, prestigiando e confirmando a necessidade do debate e de atividades culturais.
Entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro, o Cineclube Couros de Formosa realiza a sua estreia cineclubista com a exibição de uma mostra do realizador goiano e parceiro da União de Cineclubes de Goiânia, Raphael Gustavo da Silva. Serão exibidos os filmes “My Brother” de 2013, uma Ficção, Curta-metragem de 15 minutos, que conta as experiências de Vitão e JP, que ganham a vida vendendo desinfetantes caseiros na periferia de Goiânia. Certo dia, ganham uma quantia na loteria, suficiente para passarem alguns dias vivendo como playboys. O segundo filme é “A Piscina de Caíque”, filme de 2017, uma Ficção, Curta-metragem de 15 minutos, onde Sonhando em ter uma piscina, Caíque e seu amigo se divertem escorregando no chão molhado e ensaboado da área de serviço. Por causa do desperdício de água, ele acaba criando problemas com sua mãe. O terceiro filme é “Lily’s hair”, de 2019, um curta de aventura de 15 minutos, onde Lily é uma garota negra que não gosta de seus cabelos. Com a ajuda de Caio, seu amigo cadeirante, tenta deixá-los do jeito que sempre sonhou.
O Lançamento do Cineclube Couros contará com a assessoria da União de Cineclubes de Goiânia para realizar as sessões cineclubistas, oficinas de formação cineclubista e analise cinematográfico para implantar e consolidar a atividade na Cidade de Formosa, transformando o Cineclube Couros em um dos primeiros do norte do Estado de Goiás, uma atividade cultural consolidada na região metropolitana do Estado de Goiás e abrindo novas portas para a expansão e difusão no interior do Estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CINECLUBISMO E DIREITOS AUTORAIS

2º FORUM DE CULTURA DE GOIÁS

CINECLUBISMO E FESTIVAIS DE CINEMA