2º ENCONTRO CINECLUBISTA DE PIRENOPOLIS

Pirenópolis recebeu pela segunda vez o Encontro dos Cineclubes goianos, no sábado 2 de julho, realizamos o II Encontro de Cineclubes de Pirenópolis com a parceria do Ponto de cultura, Centro educacional de Pirenópolis (Coepi) e a União de Cineclubes de Goiânia. Participaram representantes de 6 cidade goianas (Aparecida, Caldas Novas, Ceres, Goiânia, Pirenópolis e Senador Canedo), com integrantes de 11 cineclubes goianos (Severina de Aparecida, Provocação de Caldas Novas, Zion de Ceres, América Nuestra, Apala, Catedral, CinecluB, Imigração e Vingador Toxico de Goiânia, Coepi de Pirenópolis e Curta Canedo de Senador Canedo) e representantes da União de Cineclubes de Goiânia e do Projeto Cinema no Museu do Museu Antropológico da UFG.
No primeiro Encontro realizado em 19 de agosto de 2017, contamos com 11 cineclubes e a parceria do III Festival de Documentários Brasileiros – Pirenópolis DOC. No Encontro foi debatido o papel dos Cineclubes na sociedade goiana, a formação de púbico, a democratização audiovisual, o papel da UEG no Cinema e no Cineclubismo, a lei 13.006, que estabelece a obrigatoriedade da exibição de duas horas de cinema brasileiro nas escolas de ensino fundamental, a importância do cinema na educação e a Realização do V Encontro de Cinema e Educação.
Após 5 anos do primeiro Encontro, os Cineclubes se reúnem convidados pelo Cineclube Coepi, representado por Tadeu Ribeiro e Tatiana Moreno, para uma jornada avaliativa do Cineclubismo Goiano, utilizando uma ferramenta de analise denominada FOFA (SWOT) que destaca as fortalezas, oportunidades, fraquezas e ameaças do Cineclubismo no Estado. Alguns dos resultados da fortaleza, os Encontros Cineclubistas, a formação e capacitação de novos cineclubes, a diversidade, cronograma hibrido (digital e presencial) e a representação do Cineclubismo goiano a nível nacional. Como oportunidade foram apresentados os Cineclubes nas Escolas (potencialidade), a 4ª Feira do Cinema Goiano, a produção de filmes cineclubistas, a parceria com Festivais, a criação de uma Rede nacional de distribuição de filmes e a realização dos Encontros no interior. Como fraqueza a falta de recursos financeiros, a profissionalização dos Cineclubistas, a falta de dialogo entre cineclubes e falta de contabilização dos resultados numéricos e objetivos do Cineclubismo. Finalmente como Ameaças, a falta de interlocutores no poder público nas esferas federais, estaduais e municipais que desconhecem o que é o Cineclubismo e sua importância cultural e educacional. Além disso, a falta de comunicação com empresários para gerar novas parcerias e finalmente o desconhecimento das instituições educacionais sobre o Cineclubismo.
O resultado do Encontro Cineclubista de Pirenópolis foi um exercício importante para a reflexão e a união dos cineclubes goianos projetarem e consolidar esta atividade audiovisual tão importante para a cultura e a educação goiana. Outras propostas do Encontro foram à realização dos Encontros cineclubistas em setembro em Senador Canedo e em Ceres. Além da proposta de realização do Encontro em Caldas Novas ainda por definir a data.
O Cineclubismo goiano sempre crítico e em constante formação para transformar a cultura do nosso Estado.
Viva o Cinema Brasileiro e Viva o Cineclubismo Goiano.
Vamos a Cineclubar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CINECLUBISMO E DIREITOS AUTORAIS

2º FORUM DE CULTURA DE GOIÁS

CINECLUBISMO E FESTIVAIS DE CINEMA