Goiás na Diretoria do Conselho Nacional de Cineclubes

Durante os dias 24 a 27 de outubro se desenvolveu a 30ª Jornada do Conselho Nacional de Cineclubes, realizada na Universidade Federal de Viçosa em Minas Gerais. Os anfitriões foram o Cineclube Carcará da Universidade. Reuniram-se 27 cineclubes representativos do território brasileiro, o Estado de Goiás foi representado pelo Cineclube Imigração, na figura de Francisco Lillo, coordenador da União de Cineclubes de Goiânia.
A Jornada Nacional aconteceu para estabelecer a mudança e aprovação do Estatuto do Conselho Nacional de Cineclubes e realizando os Grupos de Trabalho de Cinema e Educação, Direitos Autorais e Direito do Público e por último o de Acervo e Difusão. Duas mudanças importantes, foram as de ampliar o tempo do mandato de dois para quatro anos e a diminuição de 27 para 7 representantes a nova diretoria do Conselho Nacional, sendo eleitos como presidente, Tetê Avelar, do Cineclube Joaquim Pedro de Andrade de Belo Horizonte em Minas Gerais, como Vice, Francisco Lillo, do Cineclube imigração de Goiânia em Goiás, 1º Secretário, Luciano Guimarães do Cineclube Eco Social de Espirito Santos, 2ª Secretária, Marinez Fernandes do Cineclube Dagaz do Rio de Janeiro, 1ª Diretora Financeira, Antonieta Shirlene do Cineclube Uma tela na minha rua de Belo horizonte em Minas Gerais, 2º Diretor financeiro, Diogo Gomes dos Santos do Centro de Cineclubista de São Paulo e como Diretor de Comunicação, Antonio Balbino do Cineclube Confabule de Brazlândia do Distrito Federal.
Pela segunda vez, o estado de Goiás está presente na Diretoria do Conselho Nacional, em 2015, na 29º Jornada Nacional realizada em Itaparica na Bahia, a representante do Cineclube Bernardone, Carolina Paraguassu foi escolhida como 1ª Secretaria. Nesta Nova gestão, as propostas de renovação e consolidação do Conselho Nacional de Cineclubes garante desenvolver estratégias culturais e projetar o cineclubismo pela importância da atividade cinematográfica e da cadeia audiovisual que o cineclube tem, pela criação de novos públicos e a formação audiovisual, a incorporação do cinema na educação, confirmando o papel do Cineclube como um ator importante neste processo.
Novos tempos para o Cineclubismo Brasileiro e o Estado de Goiás faz parte deste processo, desde os tempos do Cineclube Antonio das Mortes, o audiovisual goiano esta presente de forma comprometida pela construção do Cinema Brasileiro. A

Comentários

  1. Parabens pela luta das artes em nosso pais, tão necessaria nesses momentos de mentalidades truculentas no comando de nosso pais!!!#👊👊

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CINECLUBISMO E DIREITOS AUTORAIS

2º FORUM DE CULTURA DE GOIÁS

CINECLUBISMO E FESTIVAIS DE CINEMA