CINEMA E FORMAÇÃO CONTINUADA

O Cineclube tem varias áreas de ação para a formação de público, entre elas o “Cinema e Educação”, o qual pode ser divido em “Cine-foro”, exibição de filmes com vários professores especialistas comentando e direcionando o debate, para fomentar a diversidade e incentivar a formulação de propostas e juízos de opinião de um determinado tema. As “Realizações Audiovisuais” por parte dos alunos, formulando projetos audiovisuais e desenvolvendo um projeto em grupo, definindo a divisão das tarefas e o grau de responsabilidade de cada um dos integrantes, podendo concluir em um Festival Escolar das realizações produzidas pelos jovens. Finalmente o estabelecimento e criação de um “Cineclube Escolar” onde as temáticas e sessões devem ser discutidas entre os integrantes de forma democrática e igualitária, seguindo os passos propostos pela coletividade e respeitando as premissas cineclubistas de gratuidade, periodicidade e democracia.
A realização de oficinas nos cineclubes é outra característica importante no papel de formação de público. Estas oficinas podem ser divididas em Historia, produção técnica e Cineclubismo, definindo as áreas que participam no circuito audiovisual podendo explorar as diversas temáticas. Realiza-se “Oficinas de Historia do Cinema” desde a Revolução Industrial, com a disputa tecnológica para desenvolver uma projeção coletiva de Imagens em movimento até o desenvolvimento das novas técnicas de produção digital, o que democratizou a narração das historias e permitiu a transgressão e o tradicionalismo conviverem em prol da estimulação criativa. “A Historia do Cinema Mundial, Latino-Americano, Brasileiro e Local” para mostrar o desenvolvimento do cinema e poder fazer comparações e criar novas teorias criativas, podendo explorar realizadores, obras e movimentos cinematográficos, que envolvem os movimentos econômicos, políticos e sociais que fazem do cinema uma ferramenta ideológica importante. O Cineclube deve-se aperfeiçoar realizando oficinas de capacitação de Marketing e publicidade, novas tecnologias comunicacionais e Mídias interativas permitindo uma interação e projeção dos Cineclubes procurando abarcar novos públicos e possibilidades de aceder a públicos jovens que não tem muita proximidade com as salas de cinema, mas que assistem cinema a partir do celular e que possam interagir opinando em um blog ou mesmo em uma pagina do Facebook ou Instagram. Podendo aceder a um público maior e que não necessita estar fisicamente no mesmo lugar. O Cineclube pode e deve modernizar-se e abrir novas oportunidades para a formação de público.
O Chaplin Club foi inaugurado em 13 de junho de 1928, no Rio de Janeiro, conhecido como primeiro Cineclube Brasileiro. Estamos próximos de fazer um século de atividade cineclubista, cumprindo uma atividade de formação de público, exibição de uma cinematografia diversa, não comercial e independente. O Cineclubismo deve diversificar suas atividades, incorporar novos espectadores e ressignificar a sua atividade. As atividades tradicionais devem continuar pela magia do seu formato e do contato com os espectadores, mas também tem espectadores do século XXI, que tem um olhar diferente e uma abordagem moderna e interativa, pensando em um Cineclubismo que fará 100 anos.

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