3ª Feira do Cinema Goiano

Os Cineclubes Goianos realizam uma atividade em reconhecimento ao cinema que se produz em Goiás. O evento é um espaço que reúnem realizadores e exibidores para homenagear uma das atividades econômicas que movimenta o setor da cultura e do empreendedorismo. Chamamos o Evento de Feira não por oferecer serviços para produção cinematográfica, mas para ser um referente da produção audiovisual que muitas vezes não encontra janelas de exibição, que não sejam os festivais e que depois são engavetados pelos realizadores. A terceira edição da Feira do Cinema Goiano se realizará na Catedral das Artes, sábado, 13 de abril a partir das 14 horas, o evento é gratuito e contará com diversas atividades como música, teatro e logicamente, exibições cinematográficas.
A 1ª Feira foi realizada no dia 18 de fevereiro de 2017, na Catedral das Artes, no Instituto Noé Luiz da Mota, localizada no Setor Santa Genoveva. Começou às 9 horas com o Encontro de Cineclubes de Goiânia, atividade de agendamento dos eventos do cineclubismo em 2017, que desenvolveu sete encontros goianos de cineclubes em diversas cidades e participações em Festivais e novas parcerias cinematográficas. Logo em seguida, o Publicitário, realizador e Cineclubista chileno, Nicolas Pienovi, realizou a oficina “Cineclube, público e Marketing”, abrindo novas portas para o Cineclubismo goiano e pensando em novas estratégias de público. Depois do Almoço Cineclubista aconteceram às mostras de cinema goiano das cidades de Acreúna e Anápolis.
A 2ª Feira foi realizada no dia 14 de abril, às 14 horas. O evento contou com uma Mostra de Cinema Goiano, com curadoria de Francisco Lillo do Cineclube Imigração, com a presença de 12 filmes de cidades como Anápolis, Anicuns, Aparecida, Aragarças, Faina, Pirenópolis e Senador Canedo. A curadoria prestigiou o cinema realizado fora dos centros universitários cinematográfico, dando visibilidade ao denominado “Cinema goiano do Interior”. A Feira contou com o “Museu do Cinema”, uma exposição de equipamentos de produção cinematográfica. Os Cineclubes realizaram uma homenagem ao realizador, Pedro Augusto de Brito, pela sua trajetória e importância na cinematografia goiana. Também foram homenageados o Cineclube 7ª Arte de Acreúna, pelos seus oito anos de existência e sua participação no cineclubismo goiano e nos encontros de cineclubes estaduais e nacionais. Finalmente a homenagem a Zorade Barros, que representou a participação do público nas sessões cinematográfica. A homenageada participou em 72 sessões do cineclubismo goiano e nos Encontros Cineclubistas no ano de 2017.
A 3ª Feira do Cinema Goiano está sendo coordenado pelo Cineclubista Rafael Sepúlveda, do Cineclube Vingador Tóxico e por Carmelita Gomes, da Imprensa criativa de Senador Canedo. O evento contará com a performance teatral de Júlio Motta do Cineclube Apala (Academia Pan-Americana de Letras e Artes), contaremos com a presença do realizador de Faina, Weslle Fellipe de Araujo, coordenador do Festival de Filmes de Faina, que realizou sua edição no sábado 30 de março. Maquiagem para Cinema com Dani Matos, performance Musical com Haxel Frederico, Performance Poesia Falada com Kassio Kran, teremos a presença dos representantes de IBRAC de Acreúna, Ruyter Fernandes e coordenador do AFIC (Acreúna Festival Internacional de Cinema) que acontecerá de 24 a 27 de abril e contaremos com os representantes do Cineclube Xícara da Silva, que neste ano está comemorando os 10 anos de existência.
A Feira do cinema Goiano é uma realização do Centro Cultural Catedral das Artes e da União de Cineclubes de Goiânia, como uma homenagem aos realizadores e a toda a cadeia produtiva da sétima Arte no estado de Goiás. Com a intenção de criar novas parcerias que permitam que este evento faça parte do calendário cultural do nosso estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CINECLUBISMO E DIREITOS AUTORAIS

2º FORUM DE CULTURA DE GOIÁS

CINECLUBISMO E FESTIVAIS DE CINEMA