RESULTADOS DO ENCONTRO CINECLUBISTA EM JANEIRO DE 2026
Os Cineclubes Goianos se reuniram no Instituto Noé Luiz da Mota, no dia sábado, 17 de janeiro das 15 às 19 horas para realizar o encontro que abre as atividades cineclubistas no estado de Goiás. A organização do evento esteve coordenada pelo Cineclube Severina, do professor Edson Barbosa, responsável pelo Festival Intercolegial de Cinema Ambiental e Cidadania (FIVAC). Participaram 5 cidades (Acreúna, Anápolis, Aparecida, Brazlândia/DF e Goiânia), 10 cineclubes (Catedral das artes, Cine Arte Cultura, De la Muerte, Dotomé, Imigração, Longevidade, Sessão Corujinha, Severina, Xicara da Silva e 7ª Arte) e 21 pessoas participaram do Encontro. Contamos com a presença da União de Cineclubes de Goiânia (UCGYN), Projeto de Extensão do CEPAE/ UFG-Sessão Corujinha, infância e audiovisual, Pontão de Cultura Amigos do Cesinha de Anápolis, o Instituto Brasileiro de Arte e Cultura de Acreúna (IBRAC), o Grupo Alpha de Teatro e Cine de Acreúna e o Instituto Noé Luiz da Mota, mas conhecido como Catedral das Artes.
O Projeto de extensão do Cepae/UFG Sessão Corujinha: infância e audiovisual, representado pela Professora Maria Alice de Sousa Carvalho Rocha. O Projeto é vinculado à pesquisa institucional Arte, psicanálise e educação: procedimentos estéticos no cinema e as vicissitudes da infância (Universidade Federal de Goiás, Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Universidade Estadual de Mato Grosso) e ao Grupo de Estudos de Cinema e Narrativas Digitais da Ao Norte, Associação de Produção e Animação Audiovisual de Viana do Castelo, Portugal. Ele foi criado em 2014 e conta atualmente com a participação de professores, estudantes da graduação e da pós-graduação, membros externos e bolsistas voluntários das instituições parceiras. Realiza sessões de cinema, mostras, debates, curadorias, projetos de ensino e oficinas de iniciação à produção cinematográfica com estudantes das universidades do projeto, das escolas circunvizinhas e secretarias de Educação de Goiás e de outros estados.
O Pontão de Cultura Amigos do Cesinha de Anápolis foi representando pelo produtor cultural Luiz Fragelli, responsável pelo Fest Cine SANT’ANA, parceiro do Encontro Cineclubista realizado no ano passado, no CINEPRIME do Anashopping e parceiro do Cineclube Xicara da Silva, representado pelo comunicador social Luiz Eduardo Rosa Silva.
A cidade de Acreúna foi representada pelo Instituto Brasileiro de Arte e Cultura (IBRAC) e o Grupo Alpha de Teatro e Cine, que apresentou a Mostra de Cinema Acreunense com os filmes “Folia e Fé, o legado de São Sebastião e Tio Loro” de Ruyter Fernandes, “Bob, meu melhor amigo” e “Reais quase Reais” ambos de Gabriel Capel. O Encontro foi concluído com a exibição do filme “Encantos para Omo e Iyá” do realizador de Brazlândia/DF, Antonio Balbino, um dos grandes parceiros do Cineclubismo Goiano.
O Encontro apresentou um resumo das atividades e eventos, com dados quantitativos da participação de 6.775 pessoas, sendo registrados o publico de 4 cineclubes (Catedral, Imigração, Kurosawa e Provocação) com 5.713 pessoas, 8 Encontros Cineclubistas em 4 cidades (Anápolis, Catalão, Goiás e Goiânia) com 547 pessoas e as Oficinas de Cinema e Cineclubismo tiveram 515 participantes. Para a programação de 2026, o objetivo é manter e aumentar o numero de encontros em cidades que ainda não tiveram a oportunidade de realizar. Aumentar o numero de cineclubes em cidades do interior e publicar o número do publico em suas sessões e atividades, dados importantes para consolidar a atividade cineclubista em Goiás. Realizar novas parcerias para dinamizar o Cineclubismo e a formação audiovisual, projetando e incorporando colégios e instituições culturais.
Acompanhe as atividades de Cinema e Cineclubismo pelas Redes Sociais.
Viva o Cinema e Cineclubismo goiano e brasileiro.







Comentários
Postar um comentário