UNE CHILE GOIAS E O CINECLUBE IMIGRAÇAO
A Une Chile Goiás nasceu oficialmente com o reconhecimento do Consulado do Chile em sua pagina oficial com o titulo “Surge uma agrupação cultural chilena em Goiânia-GO” anunciando que no dia 19 de julho de 2017, se constituiu uma agrupação cultural para integrar a sociedade civil goiana, conformada por famílias chilenas e brasileiras. O Consul chileno, Javier Eduardo Matta Manzano, reconhece o papel do Cineclube Imigração, dirigido pelo chileno, Francisco Lillo Biagetti, na integração dos Chilenos em Goiás. A primeira diretoria estava conformada por Rafael Sepúlveda (Presidente), Carlos Maldonado (vice-presidente), Sergio Bustamante (tesoureiro), Robinson Valladares (assessor cultural) e Sixto Díaz (assessor técnico). Para o Consul, a Une Chile Goiás constitui um positivo avanço que essa comunidade tenha a iniciativa de se associar, estabelecendo objetivos claros, particularmente culturais, mantendo assim a herança e patrimônio, relacionando com o Estado brasileiro no qual se encontra integrados. O Cineclube Imigração tem um histórico importante de integração com o Cinema Chileno e a Embaixada do Chile, de 30 de junho a 04 de julho de 2015, realizaram o Ciclo do Novo Cinema Chileno conformado por jovens audiovisualista que foi exibido no Cine Cultura no Centro Cultural Marieta Telles, sendo exibido em Brasília, Goiânia, São Paulo, Rio de Janeiro e São Sebastião.
O Cineclube Imigração realizou uma serie de atividades em conjunto com a Une Chile Goiás e a União de Cineclubes de Goiânia, entre elas a “1ª Mostra de Cinema Goiano no Chile” realizado em 27 de setembro de 2018, na Biblioteca Municipal Alfredo Wormald Cruz, entre os filmes apresentados estava “Chilenos em Goiás” dirigido por Francisco Lillo. No dia 15 de julho de 2019, foi exibido o filme “The Chilean Roadmovie: Fragmentos em Goiás” do realizador Nicolas Pienovi, também no Auditório da Biblioteca Municipal. Além disso, foi realizado o “Curso de Cinema Latino-americano e Brasileiro”, junto com uma “Mostra de Cinema da Cidade de Arica”.
No Período da Pandemia, o Cineclube Imigração realizou o “7º Encontro de Cinema e Educação” que foi do dia 8 de agosto até 05 de setembro de 2020, em parceria com organizações culturais de Arica, como é o caso de “La Paskana”, “A Escola de Cinema de Arica” e “Eclipsefilm” onde foram exibidos “La Cueva del Inca” do realizador chileno Luis Morgado e “The Chilean Roadmovie” de Nicolas Pienovi. Em 2021, nova parceria, agora com o Museu Arqueológico Centro Cultura de Orellana (MACCO) e o Cine Club MACCO do Equador, no Ciclo de Cinema Chileno “Fragmentos e imagens do Chile através do Cinema” realizado de 7 a 21 de abril. Foram exibidos os filmes da realizadora Constanza Torres (Santiago), Luis Morgado (Arica) e Nicolas Pienovi (Viña del Mar).
O Cineclube Imigração realizou a Tertúlia Poética Internacional em Quarentena: Goiás-Arica (Chile), onde 8 poetas, sendo 4 de Arica, 3 de Goiânia e 1 peruano residente em Goiânia recitaram seus poemas e registraram sua arte no dia 1º de setembro de 2020 às 19 horas, pelo canal do Youtube do Museu Antropológico da UFG.
Antes da Criação da Une Chile Goiás, no dia 27 de abril de 2017, a comunidade Chilena se reuniu na Vila Cultural Cora Coralina para uma atividade social coordenado pelo Consulado Chileno e o Cineclube Imigração para a Inscrição dos chilenos residentes em Goiânia, realizando o tramite de mudança de endereço eleitoral, onde compareceram mais de 40 pessoas entre chilenos e brasileiros, sendo muitos chilenos que não participavam ou desconheciam as atividades da comunidade em Goiás. No dia 16 de setembro, na comemoração das “Festas Pátrias” comemoração da independência, 21 chilenos de Goiânia viajaram até Brasília para participar das comemorações, compartilhando com a comunidade chilena da capital. No dia 30 de agosto de 2018, se realizou o 1º Consulado Itinerante do Chile em Goiânia, no Gabinete de Assuntos Internacionais, para realização de procedimentos como registro de nascimento, pedido de passaporte e/ou carteira de identidade, registro consular, mudança de domicilio eleitoral e obtenção de “Chave Única”. No dia 13 de junho de 2019, foi realizado o 2º Consulado Itinerante do Chile no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, realizando procedimentos consulares para a comunidade chilena em Goiânia.
As boas vindas ao novo Consul do Chile em Brasília, Javier Foxon Calvo, jornalista de profissão e pós-graduado em Relações internacionais, pela Universidade Católica de Valparaiso. Egresso da Academia Diplomática em 2012. Destinado a Brasília desde janeiro de 2021, com jurisdição no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Tocantins. O Cineclube Imigração deseja uma parceria prospera de integração com a comunidade chilena em Goiás e as autoridades representativas do Estado do Chile em Brasília. Propondo parcerias culturais de Cinema e literatura de chilenos no Centro-Oeste do Brasil. Próximos projetos do Cineclube Imigração são os Livros “Cineclube Imigração: A Integração entre Chile e Goiás a partir do Cinema” em fase de revisão, “Chilenos em Goiás, integração é empreendedorismo” e o Curta-metragem “The Chilean Roadmovie: de Goiás a Tocantins”.
Comentários
Postar um comentário