“NOS QUE AQUI ESTAMOS POR VOS ESPERAMOS” NO CINECLUBE UTOPIAS DO CERRADO

O Cineclube Utopia do Cerrada da Universidade Federal de Catalão exibirá na terça-feira 13 de junho o documentário brasileiro “Nos que aqui estamos por vos esperamos” (1999) de Marcelo Masagão. O Cineclube Universitário começou em 2018, no ano seguinte participou do Encontro Cineclubista no Festival Curta Canedo. Em 2020, o coordenador do Cineclube, Rogerio Bianchi participou da diretoria da União de Cineclubes de Goiás, realizada online no 4º Encontro Cineclubista de Acreúna, sendo eleito como tesoureiro da entidade pelo período 2020/22. No mesmo ano, participou do 7º Encontro Internacional de Cinema e Educação na Roda de Conversa e foi um dos coordenadores da Caravana Cultural organizada pela Rede de Instituições Federais de Goiás, com uma Mesa sobre Cineclubismo Goiano.
Em agosto de 2022, O Cineclube Utopia da UFCAT participou do 1º Encontro de Cineclubes de São Miguel de Passo Quatro e em março nos Diálogos Cineclubistas, inaugurando a temporada com o tema “Cineclubismo em 2022” para definir as ações cineclubistas do ano e em novembro com o tema “Cineclubismo em Bibliotecas, Museus, Centro Educacionais e Universidades”. Lançamento do Livro “Cineclubismo em Goiás: Uma historia de resistência e emancipação” uma parceria da Universidade Federal de Catalão, Cineclube Utopia do Cerrado e a União de Cineclubes de Goiânia pela editora Autografia. Em março de 2023, participou do Diálogo Cineclubista para difundir as atividades cineclubistas do Cineclube Utopia do Cerrado do UFCAT e de seu coordenador Rogério Bianchi.
Passemos ao filme “Nos que aqui estamos por vos esperamos” um dos melhores documentários brasileiros que explora as primeiras imagens do Cinema, intercaladas com imagens atuais e tudo narrado pelas interpretações musicais de Wim Menters, cantor, compositor, pianista, violinista e musicólogo, que nasceu na Bélgica e estudou Ciências Políticas e sociais na Universidade de Leuven. O diretor Marcelo Masagão é paulista, estudou Psicologia na PUC São Paulo, foi coordenador da Rádio Xilik, com experiências de rádios livres no interior de São Paulo. Seu primeiro longa-metragem foi “Nos que aqui estamos por vos esperamos”, que foi visto por mais de 50 mil espectadores e rendeu um premio especial de distribuição no Grande Premio Brasil de Cinema. Premiado também no Festival de Recife e no “Tudo é Verdade”.
Com um titulo muito sugestivo, o filme narra às historias de personagens comuns, pessoas que não fazem parte das listas de famosos. Os traumas e as imagens produzem um efeito psicológico e o filme trabalha muito com o Psicanalise. As interpretações ideológicas ou politicas ficam a critério do espectador. O Brasil é um dos grandes produtores de documentários é Silvio Tendler é talvez um dos grandes documentaristas políticos do Brasil. Um de seus principais filmes é “Utopia e Barbárie” (2009) que realiza uma retrospectiva do ocidente após holocausto e a bomba atômica de Hiroshima e Nagasaki até a derrocada da Dilma Rousseff.
Bons filmes para conhecer um pouco da historia do século XX, e o que nos depara no século XXI, que mostra que o futuro não vai ser fácil. Pragas, guerras e ideologias, intercalado com intolerância e barbárie serão os grandes conflitos deste século.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CINECLUBISMO E DIREITOS AUTORAIS

AS ATIVIDADES DO CINECLUBISMO EM GOIÁS EM 2019

Fortalecendo Parcerias e Projetando Acreúna no Cenário Audiovisual Goiano