CURTA CANEDO

O Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC) reúne-se a cada 2 anos para a escolha de uma nova diretoria em um Encontro denominado “Jornada Nacional Cineclubista” que em 2023 realizará a trigésima primeira Jornada Nacional. Evento importante para definir metas e objetivos para o Cineclubismo Nacional. O CNC em 2022 cumpriu 62 anos de existência. Os cineclubes goianos sempre estiveram presentes no CNC, na gestão anterior contou com Carolina Paraguaçu como secretaria geral e na gestão atual o vice-presidente é Francisco Lillo do Cineclube Imigração e coordenador da União de Cineclubes de Goiânia.
Os Cineclubes Goianos desde 2016 desenvolvem uma dinâmica de realização de Encontros Cineclubistas para fortalecer a troca de experiências e assim consolidar a atividade cineclubista no Estado. Em 2022 realizamos Encontros Cineclubistas nas cidades de Anápolis, Goiânia, Pirenópolis e São Miguel do Passa Quatro. Está programada a realização do Encontro de Senador Canedo no Festival Curta Canedo no dia 8 de outubro e a realização dos encontros em Caldas Novas, Ceres e Catalão.
O Curta Canedo é uma realização da produtora Carmelita Gomes que em parceria com os cineclubes goianos programou uma homenagem ao realizador e pesquisador chileno Nicolas Pienovi, que realizou dois filmes no estado “Saga Orionita: Missões no Norte de Goiás”(2021) e “The Chilean Roadmovie: Fragmentos em Goiás”(2017), sendo que este último será exibido e debatido no Curta Canedo. Outro filme exibido será “O Cinema que não se vê” do diretor anapolino, Erik Eli, um importante parceiro do Cineclubismo que sempre disponibiliza seus filmes e representa os jovens realizadores goianos.
O realizador Nicolas Pienovi foi eleito como Diretor de Formação da União de Cineclubes de Goiás, Diretor de Internacionalização da União de Cineclubes de Goiânia e realiza sua pesquisa de Doutorado na Universidade de Buenos Aires, com o tema “A ressignificação e o papel sociocultural dos cineclubes goianos”. Participou da publicação do livro editado pela Universidade Federal de Catalão em 2021, com o titulo “O Cineclubismo em Goiás: uma história de resistência e emancipação”.
Curta Canedo é uma oportunidade de conhecer o Cinema realizado em Goiás e no Brasil e pretende projetar para a próxima edição, o Curta Canedo como um evento latino-americano e internacional. Confira mais esta alternativa cinematográfica que se consolida na plataforma cultural do Estado de Goiás.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CINECLUBISMO E DIREITOS AUTORAIS

AS ATIVIDADES DO CINECLUBISMO EM GOIÁS EM 2019

Fortalecendo Parcerias e Projetando Acreúna no Cenário Audiovisual Goiano