CINECLUBE KUROSAWA

Goiânia apresenta um novo Cineclube dedicado à cultura oriental. O Cineclube Kurosawa, homenageando ao grande diretor japonês Akira Kurosawa. O Cineclube Kurosawa é a continuidade do Cineclube Gakko Anime que teve inicio em 2016 e teve uma retomada no Museu Antropologico da UFG, Coordenado por Nerivam Cardoso Machado, Economista e Cineclubista e André Luiz de Almeida, formado em Gestão ambiental, um dos integrantes da equipe do Festival Internacional de Cinema Ambiental, do FICA itinerante e idealizador do programa Cine Goiás Itinerante, que recorre o interior do Estado levando a cinematografia a cidades que não tem salas de cinema, fazendo com que estudantes e publico em geral possam experimentar a magia do cinema.
André começa sua participação no cinema trabalhando para uma terceirizada do Rio de Janeiro em legendar filmes para as primeiras versões do FICA, na cidade de Goiás, posteriormente começa a trabalhar no Cine Cultura e convidado por Eudaldo Guimarães, coordenador do Festival, ingressa a equipe do FICA e a sua itinerância. Participou do Encontro Cineclubista de Goiânia na Catedral das Artes em 24 de junho de 2016, para a criação da União de Cineclubes de Goiânia e criou em 2015 o Cineclube Gakko Anime junto a Mario Honorato. Em 2019 recebeu uma homenagem da Câmara Municipal de Goiânia pelo “Dia do Cineclubista Goianiense”.
O Cineclube Kurosawa estará dedicado a mostrar o cinema realizado na Ásia, principalmente Japão, China, Coreia do Sul, Vietnã, Indonésia, Malásia, Índia e outros países com realizações audiovisuais em ascensão e por muitos desconhecida. Posteriormente com o Período da Pandemia da Covid19 e a importância dos Streamings e da Netflix, permitiu descobrir series e filmes daquelas latitudes, em sua variedade como suspense, drama, ação e um destaque com o filme “Parasita” (2019) do diretor sul-coreano Bong Joon-ho, que surpreendeu público e críticos pela sua capacidade de chocar e surpreender os espectadores com a crueldade e a difícil arte de viver.
A estreia do Cineclube Kurosawa será no sábado, 03 de setembro às 14 horas no Auditório do Museu Antropológico da UFG, o principal parceiro do Cineclubismo goiano desde 2009. O filme exibido será “Túmulo de Vagalumes”(1988), animação japonesa, baseado no conto semiautobiográfico, narrando as experiências de Akiyuki Nosaka, publicado em 1967. O filme foi escrito e dirigido por Isao Takahata e animado pelo Studio Ghibli. Os irmãos Setsuko e Seita vivem no Japão em meio a Segunda Guerra Mundial. Após a morte da mãe em um bombardeio e a convocação do pai para a Guerra, eles vão morar com alguns parentes. Insatisfeitos, saem da cidade e acabam em um abrigo na floresta.
Uma oportunidade para conhecer as animações japonesas e reflexionar sobre os conflitos, a guerra e as experiências que marcam a vida de pessoas comuns.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CINECLUBISMO E DIREITOS AUTORAIS

AS ATIVIDADES DO CINECLUBISMO EM GOIÁS EM 2019

Fortalecendo Parcerias e Projetando Acreúna no Cenário Audiovisual Goiano