1º ENCONTRO DE CINECLUBES DE GOIÂNIA (RESULTADOS)

No dia 10 de maio de 2022, na Vila Cultural Cora Coralina, realizamos o Encontro de Retomada dos Cineclubes Goianos pós-pandemia, aproveitando a data comemorativa do “Dia do Cineclubismo Goianiense” estabelecido pelo Vereador Kleybe Moraes, na Câmara Municipal de Goiânia em 2019.
O evento esteve organizado pela União de Cineclubes de Goiânia e contou com a presença de 13 Cineclubes Goianos, Cine-Arte-Cultura e 7ª Arte de Acreúna, Xicara da Silva de Anápolis, Utopias do Cerrado de Catalão, Apala, Bandidas, Bauhaus, CinecluB, Catedral, Depressão, Imigração e Vingador Toxico de Goiânia e Cine Naco de Olhos d’Agua. Participaram também as instituições parceiras como Academia Pan Americana de Letras e Arte (Apala) representada por Júlio Mota, Centro Cultural Catedral das Artes representada por Noé Luiz da Mota, A pagina poética “As letras da Chris” representada pela poetisa Christine Resplande e o poeta Luiz de Aquino Alves Neto, a pagina de cinema “Mais Filme” representada por Deboráh de Sousa Tomaselli, o Anápolis Festival de Cinema representado por Luiz Eduardo Rosa Silva, o Museu Antropológico da UFG, representado por Rossana Klippel e a Vila Cultural Cora Coralina da Secult e o Governo do Estado de Goiás.
O Encontro começou com as palavras da Presidenta do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC), Terezinha Lúcia Avelar, desejando um bom encontro aos participantes. Foram exibidos três vídeos, o primeiro o documentário “Historia do Cinema Goiano” realizado pelo cineclubista e realizador Eudaldo Guimarães. O registro da Comemoração do “Dia do Cineclubismo Goianiense” realizado pela TV Câmara e o Documentário “Cineclubismo em Goiás” realizado por Francisco Lillo. Posteriormente os parceiros apresentaram suas propostas de retomada das atividades que incluem os cineclubes goianos e fomentar um calendário de atividades cineclubistas em 2022.
O Encontro contou com a entrega dos Certificados de Participação dos Cineclubistas que estiveram no evento e nas atividades cineclubistas online concedido pelo Museu Antropológico da UFG, com duração de 15 horas de atividades culturais cineclubistas em parceria com a União de Cineclubes de Goiânia. No fechamento do Encontro se apresentaram os livros realizados no período de pandemia (2020/2022) pelos cineclubes goianos, entre eles, “O Cineclubismo em Goiás: uma história de resistência e emancipação”, organizado por Francisco Javier Lillo Biagetti e Rogério Bianchi de Araújo, publicado pela Universidade Federal de Catalão. O livro “Cineclube Imigração: A integração entre o Chile e Goiás a partir do cinema” de Francisco Javier Lillo Biagetti e publicado pelo Cineclube Imigração. O livro “Tertúlia Poética Conexão Internacional: Equador/Brasil”, organizado por Francisco Lillo e o Cineclube Imigração, resultado do segundo Encontro Poético Internacional, um evento que incluiu a poesia, o cinema e o Cineclubismo. Finalmente a “Noite de autógrafos” da poetisa Chris Resplande que organizou o livro “Sala de Espelhos, poetas e poemas” com a participação de 30 poetas do Brasil e que foi uma parceria da Página Poética "As Letras da Chris", do Museu Antropológico da UFG, do Cineclube Imigração e da União de Cineclubes do Goiânia.
Como conclusão do 1º Encontro de Cineclubes de Goiânia na Retomada das atividades cineclubistas, reafirmamos nossas parcerias com as instituições culturais e consolidamos o cineclubismo goiano como uma das principais janelas de exibição do audiovisual goiano.
Viva o cinema goiano!
Viva o Cineclubismo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CINECLUBISMO E DIREITOS AUTORAIS

AS ATIVIDADES DO CINECLUBISMO EM GOIÁS EM 2019

Fortalecendo Parcerias e Projetando Acreúna no Cenário Audiovisual Goiano