dia 30 de novembro se realizou o Encontro Cineclubista no 4º Festival de Cinema Curta Canedo, com a participação dos integrantes da União de Cineclubes de Goiânia, onde estiveram representantes das cidades de Anápolis, Catalão, Goiânia e Senador Canedo, os cineclubes representados foram Anápolis, Antonio das Mortes, Bandidas, Bauhaus, Catedral das Artes, CinecluB, Depressão, Imigração, Utopias dos Sertões e Vingador Tóxico.
Os temas debatidos no Encontro Cineclubista foram uma revisão das atividades realizadas em 2019, os Encontros realizados nas cidades de Acreúna, Anápolis, Faina, Goiânia e Senador Canedo, entre os eventos a 3ª Feira do Cinema Goiano em abril, o reconhecimento do “Dia do Cineclubista” na Câmara Municipal de Goiânia em maio e o “Dia Mundial do Cinema” em Novembro, a Realização da Oficina de Cinema Latino-Americano e brasileiro com parceria do Curso de Letras da Universidade Federal de Goiás e a Direção de Cultura do Município de Arica no Chile. O “Ciclo de Cinema político goiano”, uma realização do Imigração e do Ismael Silva do IFG e o “Ciclo de Cinema Zumbi” do Vingador Tóxico. Para concluir, as parcerias com o site “Pipoca com Pequi” que se define como o “Blog de cinema mais diferente da internet nutrido por cineastas goianos” e a manutenção do blog da “união de cineclubes de Goiânia” que reafirma e consolida o movimento cineclubista local.
O segundo tema foi a 30ª Jornada Nacional do Conselho Nacional de Cineclubes, onde Goiás teve uma participação importante e o representante do Cineclube Imigração foi eleito Vice-Presidente da nova diretoria, consolidando o papel do Centro-Oeste no movimento cineclubista nacional. A mudança de dois para quatro anos do período da nova diretoria e a retomada das parcerias para a consolidação do movimento cineclubista no Brasil. As Metas para 2020 foram debatidas e definidas para manutenção e expansão dos Encontros Cineclubistas, ampliando as cidades de Caldas Novas, Catalão, Jataí e Aparecida de Goiânia, as futuras parcerias para a realização de novos encontros cineclubistas. Foi manifestada a necessidade de voltar a realizar a programação mensal de cineclubes com sua grade de filmes e a contagem de público, um item importante para reforçar a atividade dos cineclubes no Estado de Goiás.
Outras propostas realizadas foram a de criar um site para divulgação de filmes realizados pelos cineclubes para exibição regional e nacional, foi apresentada a plataforma on-line de filmes “Taturana”, uma parceria nacional para curadorias dos cineclubes. Realização do último Encontro na Vila Cultural para fechamento das atividades da União de Cineclubes de Goiânia. Reforçar a iniciativa de criação e fortalecimento de novos cineclubes no estado de Goiás, realizar o “Ciclo de Cinema Goiano feito por e para Mulher”, uma parceria do Cineclube Bandidas, Imigração e a União. Finalizando com a apresentação dos novos integrantes, o professor Eduardo do Cineclube de Anápolis e o Académico Rogerio do Cineclube Universitário utopias do Cerrado.
O Encontro foi mais uma parceria com os festivais e eventos culturais que consolidam e colocam os cineclubes goianos na esfera audiovisual e cultural do estado de Goiás em um patamar de importância e projeção que eles merecem.
Comentários
Postar um comentário