A partir do crescimento que o Cineclubismo foi adquirindo em Goiás desde 2014, surgiram muitos cineclubes que tiveram uma vida muito curta. Temos cineclubes que perduraram por muitos anos como é o caso do Cineclube Antonio das Mortes que durou mais de dez anos de atividade e que em 2018 fez quarenta anos desde sua inauguração. A atividade de um cineclube, em media é de um ano, mas na atualidade temos dez cineclubes que passam essa expectativa de vida. Um dos cineclubistas responsável pela criação de novos cineclubes em Goiania é o chileno Rafael Sepúlveda Gárate.
Rafael, oriundo de Santiago do Chile, trabalha na área da construção e em seu tempo livre abraçou o cineclubismo com uma paixão imperdível. Iniciou sua jornada no Cineclube Imigração, dedicado ao cinema latino-americano, educativo e político. Preocupado com a imagem institucional do Imigração, elaborou um logo e realizou os flyers que são difundidos nas redes sociais. O Imigração era também um espaço para interatuar com suas origens, pois como chileno era importante mostrar sua cultura. Rafael preside a Associação chilena de integração em Goiânia, denominada UNE CHILE GOIAS que integra ao redor de cem pessoas entre chilenos e brasileiros.
O Cineclube Vingador Tóxico surge a partir da necessidade de criar uma exibição de filmes POP, ao contrario dos cineclubes clássicos. O Cineclube se inspira em um clássico Cult Gore, “Vingador Tóxico” (The Toxic Avenger), produzido pela Troma Entertainment em 1984, co-escrito por Lloyd Kaufman e Joe Ritter e co-dirigido por Lloyd Kaufman e Michael Herz. Filme que depois de pesquisas em Goiânia poucos sabiam de sua existência, sendo um filme de cinéfilos.
Em uma entrevista que Rafael fez para Deborah Sousa para o “Pipoca Com Pequi” o público é formado por pessoas que gostam daqueles clássicos que alguma vez assistiram filmes dos setenta a dois mil, como o Cine fantástico, terror, comedia, aventura, artes marciais, como são os filmes de Chuck Norris, It a Coisa, Halloween, Rocky, Gremlins, Bruce Lee, Zumbis, Trainspotting, etc. o público deve estar disposto a debater e conhecer mais após o filme ser exibido.
O Cineclube Vingador TÓxico foi criado em fevereiro de 2017 e sua inauguração foi na sala Multimídia João Bennio da Vila Cultural Cora Coralina em Goiânia com a exibição do filme que deu origem ao Cineclube. Os fundadores do cineclube foram o Rafael e a Géssica Villas Boas. Na atualidade o Vingador exibe seus filmes em uma parceria com o Museu Antropológico da UFG que junto ao Projeto Cinema no Museu outorga ao público um certificado digital da Universidade Federal de Goiás por horas de participação cultural. A equipe do Cineclube vem crescendo cada vez mais, além do Rafael temos o Erico José, Rahiana Braga, Coelho Nunes, Marco Tulio e Viviane Rodrigues.
O Vingador tem um papel importante no movimento cineclubista, Coordenando a União de Cineclubes de Goiânia, participando dos Encontros e Festivais de Cinema e Cineclubes no Estado de Goiás e recebendo Homenagens pelo trabalho do Cineclubismo como foi realizada no mês de maio na Câmara Municipal de Goiania, pelo “Dia do Cineclubista” e na Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO) pelo “Dia Mundial do Cinema” no mês de novembro.
Comentários
Postar um comentário