AS ATIVIDADES DO CINECLUBISMO EM GOIÁS EM 2019

O Cineclubismo tem uma avaliação positiva nestes 5 primeiros meses do ano, um público aproximado de 1.500 pessoas e com a realização de atividades importantes de reconhecimento ao Cineclubismo goiano que comemoram 53 anos de atividade cultural e as parcerias com Festivais, Instituições educacionais e Centros Culturais. O fortalecimento da atividade cineclubista se dá pelo aumento de público e iniciativas culturais, vinculado com o poder politico que percebe a importância do Cineclubismo para o desenvolvimento do cinema goiano e a expansão da atividade audiovisual no interior do estado de Goiás.
A União dos Cineclubes de Goiânia manteve as parcerias e participações com os festivais, tanto nas mostras de realizadores cineclubistas, nos festivais de Acreúna e Faina, e nos encontros cineclubistas das cidades mencionadas incluindo Anápolis, onde teve um total de 99 participantes em 4 encontros cineclubistas, que definiram temas importantes como a criação de uma agenda anual do Cineclubismo goiano.
O Cinema e a Educação é uma das propostas mais significativas do Cineclubismo, uma de suas funções é o envolvimentos dos cineclubistas, com educadores e o principal integrante no processo educacional, que são os jovens. Parceria com a Escola Estadual Santa Bernadete, no nome da professora Danusa, que fizeram uma visita técnica com um dos grandes parceiros da União, O Museu Antropológico da UFG, na figura do nosso a amigo, Adelino de Carvalho, coordenador do projeto “Cinema do Museu”, frequentaram 92 pessoas, entre alunos, professores e convidados. Foram exibidos filmes goianos, entre eles “A piscina de Caíque” de Raphael Gustavo, “A Câmera do João” de Tothi Cardoso e “O Cinema que não se vê” de Erik Eli, que esteve presente no evento e participou do bate-papo como os jovens. A parceria com o professor Nelson Junior que participou com seus alunos do Colégio Casa Arco-íris, participaram 42 jovens junto a seus professores e os filmes goianos, após conhecerem as dependências do museu Antropológico e o museu aberto da Praça Universitária. Finalmente, no AFIC, o Cineclube se comprometeu com a curadoria da Mostra Nacional, além da produção do evento e pela exibição e a moderação da “Mostra de Cinema e Educação” que neste ano teve 217 jovens em 3 sessões.
O Cineclube Imigração participou de 2 parcerias inovadoras que fazem parte de uma atividade importantes do cineclubismo, a formação audiovisual, que é a realização de cursos de cinema. O primeiro foi à parceria com o Cineclube Coepi de Pirenópolis, com o “Curso de Cinema Chileno entre a Utopia e Barbárie” e depois foi exibido o filme “Violeta se fue a los cielos” do diretor Andrés Wood. A segunda parceria foi com o curso de licenciatura de letras em espanhol da Universidade Federal de Goiás, e com o projeto “Fica Espanhol”, O Curso de Cinema Latino-Americano, foi realizado no Cine UFG, no Campus Samambaia e na Vila Cultural Cora Coralina, no total das 3 sessões houve 34 pessoas.
Uma atividade especial dos Cineclubes foi os dois lançamentos dos filmes de produções goianas e suas parcerias. O filme “O Embrulho” de Robertchay Rocha, realizado na Vila Cultural Cora Coralina, com 125 espectadores, filme que recebeu vários prêmios nos festivais nacionais e goianos. O filme “The Chilean Roadmovie: Fragmentos em Goiás” de Nicolas Pienovi, diretor chileno, com produção da União de Cineclubes de Goiânia e da UNECHILE, filme que foi exibido duas vezes e contou com um público de 55 pessoas, e ainda deve ser exibidos nas cidades que participaram do processo de gravações em Pilar, Teresina, Formosa e Itumbiara.
O inicio das conversas de uma parceria com a Gerência de Interiorização de Cultura do Governo permitirá a expansão dos cineclubes no interior do Estado, que duplicará ou triplicará a quantidades de cineclubes no estado de Goiás, junto as prefeituras e centros culturais que aceitem o desafio de embarcar nesta maravilhosa experiência que é a criação e manutenção do movimento cineclubista, em um estado que se desenvolve e que confirmará a maturidade que os cineclubes goianos estão disfrutando a partir dos encontros, dos festivais, das parcerias e do desenvolvimento dos projetos de cinema e educação que os cineclubes levam muito a serio. Afinal cinema e educação são responsabilidades levadas com dedicação e ternura pelos cineclubes goianos.
Finalmente no dia 29 de maio, 114 cineclubistas de antes, de hoje e do amanhã foram homenageados pelo Vereador Kleybe Morais, que apresentou um projeto de homenagem e reconhecimento do “Dia Municipal do Cineclubistas” na cidade de Goiânia, definindo o dia 10 de maio, que comemorávamos o “Dia Internacional do público”, a partir deste ano comemoraremos o dia do Cineclubista goianiense, frequentaram aproximadamente 153 pessoas e já começamos o dialogo com deputados estaduais para a criação do “Dia Estadual do Cineclubista” que é um reconhecimento aos cineclubistas e ao cinema goiano em geral, pois nos, cineclubistas somos uma das pontas importantes do processo cinematográfico, o contato com o público, como a formação e também como a produção, pois cineclubistas também experimentam com a produção cinematográfica. Salve o cinema goiano, salve os 53 anos do cineclubismo em Goiás e salve todos os amantes do cinema que se reúnem para assistir inspirações audiovisuais junto com amigos que adoram trocar suas experiências e interpretar o Cinema.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CINECLUBISMO E DIREITOS AUTORAIS

2º FORUM DE CULTURA DE GOIÁS

SOBRE O CINEMA E CINECLUBISMO EM GOIÁS I