No dia 13 de dezembro de 2016, se reuniram na Vila Cultural Cora Coralina, sete cineclubes de Aparecida, Goiânia e Itumbiara, para dar origem a União de Cineclubes de Goiânia, e assim definir a pauta de atividades do ano seguinte. Definiu-se que a União Metropolitana seria uma associação de caráter operativo que realizaria parcerias e estimularia o reconhecimento dos Cineclubes no Estado de Goiás.
Uma das iniciativas estabelecidas no encontro foi à realização da “1ª Feira do Cinema Goiano” na Catedral das Artes, para difundir as atividades cineclubistas do estado. No mês de abril deste ano, comemoramos a 3ª feira com participação de diversos cineclubes e uma convocatória de mais de 60 pessoas das 13 às 23 horas. Outra iniciativa da União é a parceria com festivais e encontros de cineclubes no estado. A participação no Festival de Filmes de Faina, também no Acreúna Festival Internacional de Cinema, nos encontros cineclubistas de Faina, Acreúna, Anápolis, Senador Canedo e Pirenópolis.
A necessidade de estabelecer o número de audiência do cineclube que no ano de 2017 chegou a 2.590 espectadores no total de 145 sessões de 12 cineclubes da União. Realização da imagem coorporativa da União e dos Cineclubes a cargo do chileno Rafael Sepúlveda, do Cineclube Vingador Tóxico, com sua veiculação nas diversas redes sociais, tais como Instagram, Facebook e Whatsap, que acabam sendo eficientes para o público alvo dos cineclubes.
Um dos objetivos era a criação de uma Rede de Lançamentos e Circuito de Produção Audiovisual Goiana Cineclubista, no ano passado realizamos um Circuito de Cineclubes e Salas Alternativas de Cinema no lançamento do filme “Menina de Barro” do realizador Vinicius Machado, que alcançou um público de 796 pessoas em 11 sessões e 5 cidades, sendo elas, Aparecida, Caldas Novas, Goiânia, Itumbiara e Pirenópolis. O Circuito de produção se manifesta na parceria com os festivais onde a União participou tanto com filmes realizados por cineclubes, assim como, na curadoria e produção do AFIC e no FFF. Neste momento os Cineclubes apresentam uma media de 15 filmes produzidos para os festivais de Cinema do Estado de Goiás.
A União foi convidada para desenvolver uma proposta de interiorizar o cineclubismo pelo interior do estado em parceria com as prefeituras, realizando um mapeamento das cidades que queiram criar cineclubes nos municípios e nos centros culturais, com um suporte e assessoria técnica, oficinas de formação cineclubista e analise cinematográfico. Fica pendente a criação da Rede “Amigos do Cineclube” para estimular a participação de pessoas ou empresas que queiram colaborar economicamente com o cineclubismo, que ainda é um dos pontos que devem ser fortalecidos e projetar os cineclubes como uma atividade de emprendedorismo e de agregar pessoas a partir do cinema.
Uma das conquistas da União foi à parceria com o Vereador Kleybe Moraes que apresentou uma proposta de Lei para estabelecer o dia 10 de maio como “Dia Municipal do Cineclubista” em Goiânia, um passo importante para uma das atividades da cinematografia preocupada com exibição e difusão do cinema goiano, nacional e internacional, que aproxima o público aos realizadores e de forma abnegada e gratuita disponibilizam seu tempo na formação do público e no envolvimento entre arte, cultura e educação. No dia 29 de maio, 100 cineclubistas do passado e do presente receberão uma homenagem na Câmara Municipal de Goiânia. Depois de 53 anos desde a criação do Centro de Cultura Cinematográfica, criado em junho de 1966, considerado como o 1º Cineclube Goiano de acordo com Beto Leão no livro “Centenário do Cinema em Goiás, 1909-2009” o Cineclubismo por fim tem o seu reconhecimento tão merecido.
A União é uma associação de amigos que não tem personalidade jurídica, más que tem parcerias com instituições de peso, como o Museu Antropológico da UFG, o Espaço Sonhus, A Vila Cultural Cora Coralina, o Curso de Letras-Espanhol da UFG, o Festival Internacional de cinema Ambiental, Instituto Brasileiro de Cultura de Acreúna, o Castelo das Artes de Itumbiara, a Catedral das Artes de Goiânia, a UNE CHILE GOIÁS e outros espaços e instituições culturais.
Participam da união de cineclubes de Goiânia os cineclubes Bandidas, Bauhaus, Cabelo Duro, Catedral das Artes, CinecluB, De la Muerte, Depressão, Fringe, Gokku Anime, Imigração, Kalunga, Olhar Jurídico, Vingador Tóxico e Sensum. Os cineclubes da União apresentam as características estabelecidas pelo Conselho Nacional de Cineclubes (CNC) sendo gratuitos, com uma periodicidade, mesmo alguns dos cineclubes estarem inativos, e democráticos nas escolhas dos filmes e no debate dos mesmos.
Neste mês de maio teremos uma parceria junto ao Curso de Letras/Espanhol da Universidade Federal de Goiás, durante o dia 21 às 14 horas, no Cine UFG e no dia 28 às 19 horas, na Sala de Midia da Vila Cultural Cora Coralina, a União de Cineclube de Goiânia e o Cineclube Imigração realizará o curso ‘Cinema Latino-Americano’, uma visão da historia e o engajamento político do cinema feito pelos “hermanos”. O Curso é gratuito e emitirá certificação para os participantes.
Comentários
Postar um comentário