THE CHILEAN ROADMOVIE: FRAGMENTOS EM GOIÁS

Desde 2011 um grupo de residentes chilenos se reúne na cidade de Goiânia em função do cinema, realizando ciclos de cinema chilenos ou registrando suas atividades culturais. No ano de 2012, se realizam dois ciclos de cinema chileno no Goiania Ouro, fazendo uma retrospectiva cinematográfica do Chile. Em setembro, na Semana do Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás e apresentado a palestras “Cine imigração, chilenos em Goiânia, uma forma de traspassar as fronteiras através do cinema”, e na edição da SAU do ano seguinte “Cinema e imigração: as realizações cinematográficas entre Brasil e Chile”. Em 2015, na Cinemateca Nacional do Chile, foi apresentada a palestra “A presença do Chile na cinematografia política brasileira dos últimos 30 anos” e no mesmo ano, aconteceu o Ciclo de Cinema de Realizadores Jovens Chilenos, no Cine Cultura, com a parceria da Embaixada Chilena e o Cineclube Imigração. Para finalizar os ciclos de cinema, em 2016, a parceria entre o Cineclube Imigração e a Cinemateca da Universidade Viña del Mar, onde foram exibidos os filmes realizados pelo Imigração, “Chilenos em Goiás” e “Juanita vai e volta” e os documentários do realizador chileno Nicolas Pienovi.
A parceria entre o cineclube Imigração e o realizador Nicolas Pienovi, parte desde 2016, com a vinda do realizador em agosto, para o Encontro Cineclubista no FICA. Realizou um Workshop sobre “Marketing nos Cineclubes, uma experiência chilena” e participou do Festival Internacional de Cinema Ambiental. No seu retorno a Goiânia, apresentou na aula inaugural da Pós-graduação do curso de cinema da UEG a palestra “Experiências na produção e o oficio da cinemateca: produzir, distribuir e exibir no meio universitário”. No ano seguinte, Pienovi retorna a Goiás para realizar as gravações de “The Chilean Roadmovie, fragmentos em Goiás”, um Mockumentary ou falso documentário, realizado em cidades goianas com potencial turístico, com o apoio de prefeituras e agentes culturais que possibilitaram este projeto que visa mostrar o estado de Goiás ao público chileno.
“Fragmentos em Goiás” foi gravado em cidades como Itumbiara, onde recebemos o apoio do Castelo das Artes, um Centro Cultural que durante as gravações exibimos o filme “Refugiados” de Pienovi. Em Pilar de Goiás, recebemos o apoio do Prefeito e das Secretarias de Turismo e Cultura. Em Formosa, recebemos a parceria da gestora cultural Flavineide Rocha. Em Teresina recebemos o apoio da Prefeitura e as secretarias de transporte, turismo e juventude, também exibimos o filme “Chilenos em Goiás” em praça pública. As gravações foram feitas também nas cidades de Alto Paraiso, Brasília, Anápolis e Goiânia.
O filme mostra um trio de chilenos que descobrem um Goiás interessante que não é aquele do turismo tradicional, Cidade de Goiás, Pirenópolis e Caldas Novas. Um território acolhedor, com um povo receptivo, com tradições diversas e uma gastronomia rica em variedade e sabor. “Fragmentos em Goiás” é um filme de descobertas entre amigos que realizará sua Avant Première, nesta sexta-feira, dia 10, às 19 horas, na Sala de Midia João Bennio da Vila Cultural Cora Coralina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CINECLUBISMO E DIREITOS AUTORAIS

AS ATIVIDADES DO CINECLUBISMO EM GOIÁS EM 2019

Fortalecendo Parcerias e Projetando Acreúna no Cenário Audiovisual Goiano