PROGRAMAÇÃO DA UNIÃO DE CINECLUBES DE GOIÂNIA MARÇO 2019

Os Cineclubes da região metropolitana apresentam sua programação do mês de março com uma presença importante do Cineclube Kalunga que realiza parcerias com os cineclubes Bandidas e CINECLUB. Teremos 11 sessões em dois espaços de Goiânia, na Catedral das Artes no setor Santa Genoveva e no Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás na Praça Universitária.
O Cineclube Catedral das Artes programou um Ciclo de Cinema sobre Goiás, todas as quintas-feiras às 20 horas, lembrando que no final da sessão sempre os espectadores estão convidados a compartilhar um caldinho de feijão feito pelos anfitriões Arlete e Noé. Lembrando que o Cineclube Catedral funciona desde 2011 com a colaboração de Eudaldo Guimarães e William Spalla. No dia 7, teremos os filme “2 filhos de Francisco” de Breno Silveira, de 2005, narra a trajetória da dupla sertaneja Zeze di Camargo & Luciano. No dia 14, contaremos com os filmes premiados no Festival Intercolegial de Vídeo Ambiental e Cidadania (FIVAC), organizado pelo professor Edson Barbosa do Cineclube Aparecida, realizado em dezembro de 2018, na Vila Cultural Cora Coralina e apresentado no “VI Encontro de Cinema e Educação” no museu Antropológico da UFG. Dia 21, será exibido o filme “Césio, 137, O pesadelo de Goiânia” de Roberto Pires. Realizado em 1990, narra um dos piores desastres radioativos no Brasil. Concluindo as sessões da Catedral teremos o filme “O Tronco” de João Batista de Andrade, realizado em 1999 e baseado em um conto do escritor Bernardo Elis. A exibição será no dia 28.
O cineclube Fringe de Senador Canedo, coordenado por Jacob Melo, exibirá o filme “A Onda” de Dennis Gansel de 2008. Um filme alemão que questiona o crescimento de ideologias totalitárias na educação e na sociedade alemã. Um remaker do telefilme americano dirigido por Alex Grasshoff de 1981. A sessão será no Museu Antropológico da UFG, no dia 13, quarta-feira às 19 horas. O Cineclube Vingador Tóxico exibirá no Museu Antropológico, dia 15, sexta-feira, às 19 horas, o filme “O Massacre da Serra Elétrica” (The Texas Chain Saw Massacre) de Tobe Hooper, realizado em 1974, um dos clássicos do cinema de Horror. O “Projeto Cinema no Museu” coordenado por Adelino Carvalho, realiza as sessões no Mini-Auditório professor Acary de Passos Oliveira. No dia 22, sexta-feira, às 14 horas, exibirá o filme “Uma Longa queda” de Pascal Chaumell, de 2014. O “Cinema no Museu” sempre tem um debatedor que escolhe o filme e realiza o debate.
O Cineclube Kalunga, se propõe o diálogo com o público, debater as diversas situações de racismo retratadas nos filmes e que são situações corriqueiras do cotidiano da vida real. Criado a partir do Coletivo Negro Universitário (CONU) da Universidade Federal de Goiás (UFG) em 2018. O cineclube é coordenado pela estudante de medicina e Kalunga Hellen Stephanye. A Programação do Cineclube será no Museu Antropológico, no dia 19, terça-feira, às 19 horas, “Cine e Debate, Circuito Black LGBTQ+” com os curtas “Favela Gay” e “Duas vezes Senzala”. No dia 21, Quinta-feira, às 19 horas, junto com o Cineclube Bandidas, coordenado por Cirlene Pereira, o Kalunga apresenta o “Circuito Cineastas Pretas Brasileiras” com os curtas “O Dia de Jerusa” de Viviane Ferreira, “Cores e Botas” de Juliana Vicente, “Kbela” de Yasmin Thayné e “Rainha” de Sabrina Fidalgo. Na Quarta-feira, 27, às 19 horas, o Kalunga exibe o filme “Faça a coisa certa” (Do the Right Thing)de 1989, do premiado realizador Spike Lee. Finalmente a parceria com o CinecluB, a sessão será no dia 29, às 19 horas. O filme “Coffy, em busca da Vingança” um clássico do Blaxploitation, dirigido por Jack Hill em 1973. Os filmes blaxploitation eram protagonizados e realizados por atores e diretores negros e tinham como publico alvo, principalmente, os negros norte-americanos..
A programação dos Cineclubes da União de Cineclubes de Goiânia apresenta a diversidade temática com o objetivo que o público goiano tenha uma variedade de possibilidade de aceder a um cinema de qualidade, democrático e gratuito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CINECLUBISMO E DIREITOS AUTORAIS

AS ATIVIDADES DO CINECLUBISMO EM GOIÁS EM 2019

Fortalecendo Parcerias e Projetando Acreúna no Cenário Audiovisual Goiano