CONSIDERAÇÕES DO VII ENCONTRO ANÁPOLIS DE CINECLUBES – 2019
Os Cineclubes goianos se reuniram em Anápolis no primeiro encontro cineclubista de 2019. Anápolis é o marco inicial para confeccionar a programação e as atividades cineclubistas que o coletivo estipula como importantes para desenvolver neste ano. A União dos Cineclubes goianos realiza um trabalho constante com crescimento e ampliação de suas atividades que durante o ano passado foi reconhecido por diversos meios comunicacionais como a prensa escrita, televisão e internet. As parcerias em 2018 foram importante com instituições como Castelo das Artes de Itumbiara, Catedral das Artes de Goiânia, Museu Antropológico da UFG, Vila Cultural Cora coralina, IBRAC de Acreúna, Festival Internacional de Cinema Ambiental (FICA), Acreúna Festival Internacional de Cinema (AFIC), Festival de Faina, Festival Cultural de Aragarças, Festival de Inverno de Jataí, Curta Canedo e o Anápolis Festival de Cinema.
Os cineclubistas goianos e convidados reunidos no sétimo encontro proposto na programação do VIII Anápolis Festival de Cinema, concluíram suas atividades entre os dias 01e 03 de fevereiro. Dentre estas, Foram realizadas as Rodas de Conversa: "Trajetórias: Diálogos sobre Direção e Montagem" com André Costa e Cristina Amaral e "Entre olhares e Janelas - Os desafios da curadoria e dos festivais" com Mariza Merlodo “Olhar de Cinema” e Pedrinho Fiel do “Favera”e a apresentação da União de Cineclubes de Goiânia e Região Metropolitana e a União de Cineclubes de Goiás.
Durante este encontro foram definidas as seguintes pautas de trabalho:
1 – Organizar novas eleições para formação da equipe de direção da União de Cineclubes de Goiás, durante a realização do AFIC, no 3º Encontro de Cineclubes Goianos, no mês de abril em Acreúna.
2 – Realizar a 3ª Feira de Cinema Goiano, mostra dos resultados de trabalhos independentes e integrados dos participantes da União de Cineclubes. Com interesse em realização na localidade de Senador Canedo, Faina e Acreúna. Ao fim definimos a realização em Goiânia, na Catedral das Artes, no dia 13 de abril.
3 – Construir, em parceria com a produção do Pirenopolis.Doc (Mostra de cinema documental) a continuidade do Encontro de Cineclubes dentro da programação oficial, articulado pelo Cineclube Pireneus.
4 - Definir e divulgar programações das datas comemorativas e eventos do cinema como: Dia do publico, VII Encontro de Cinema e Educação, lançamento da seccional goiana APALA (Academia Pan Americana de Letras e Artes), lançamento do Espaço Criativo organizado pela cineclubista Carmelita – Senador Canedo.
5 – Os cineclubes goianos se comprometem realizar sessões periódicas e enviar programação mensal até o dia 25 de mês anterior para confecção e divulgação da programação nas redes sociais, bem como o controle de publico de cada sessão, estabelecendo um circuito de difusão e controle do publico para fortalecimento dos cineclubes goianos.
O ano de 2019 se apresenta com muito trabalho, realizações e novos desafios para os Cineclubes, consolidando sua importância na cadeia produtiva do Cinema Goiano e aproximando a produção cinematográfica com o público que é o principal objetivo de toda obra. A missão dos cineclubes é poder interiorizar a produção e fomentar a criação de novos cineclubes no território do nosso estado.
Os cineclubistas que participaram do VII Encontro Anápolis de Cineclube estão listados a seguir:
1. Antonio Balbino – Cineclube Espaço Aberto (Brazlândia-DF) – Cineclubista convidado
2. Arlete Gomes da Mota – Catedral das artes (Goiânia)
3. Cirlene Pereira de Jesus – Cineclube Bandidas (Goiânia)
4. Edson Barbosa das Neves – Cineclube Aparecida (Aparecida de Goiânia)
5. Francisco Javier Lillo Biagetti – União dos Cineclubes de Goiânia-Região Metropolitana
6. Hellen Stephane Rosa de Oliveira – Cineclube Kalunga (Goiânia)
7. Jacob de Melo Alexandrino – Cineclube Fringe (Senador Canedo)
8. Júlio Teixeira da Mota Filho – Cineclube Depressão (Goiânia)
9. Luiz Eduardo Rosa – Cineclube Xícara da Silva (Anápolis)
10. Maria Carmelita Gomes Ferreira – Curta Canêdo (Senador Canêdo)
11. Noé Luiz da Mota – Cineclube Catedral das Artes (Goiânia)
12. Patricio Rafael Sepúlveda Gárate – Cineclube Vingador Tóxico (Goiânia)
13. Pedro Afonso Allyen Netto – FAVERA(Goiânia)
14. Ruyter Fernandes Barbosa – Cineclube 7ª Arte – AFIC (Acreuna)
15. Tadeu Ribeiro da Costa – Cine COEPi (Pirenopolis)
16. Walker Meykom Leal Pina – Cineclube Pireneus (Pirenopolis)
17. Weslle Fellippe Araujo– Cineclube Sady Baby (Faina)
18. Zorade Barros de Bastos – Cineclube Imigração (Goiânia)
Comentários
Postar um comentário