6º Encontro de Cinema e Educação
O 6º Encontro de Cinema e Educação se realizará nesta quinta-feira, 6 de dezembro às 18.30 horas no Auditório Professor Acary de Passos Oliveira do Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás, localizado na Avenida Universitária, nº 1066, na Praça Universitária. Nesta edição o Encontro será uma parceria entre o Projeto Museologia com Pipoca e o Cineclube Imigração que reúnem projetos que envolvem cinema e educação no Estado de Goiás.
O Encontro de Cinema e educação em suas 5 edições anteriores contou com a presença de projetos culturais que se desenvolviam em Acreúna, Anápolis, Aparecida, Itumbiara, Goiânia e Senador Canedo, além de receber a participação de realizadores como o paranaense Andreh Moons que desenvolveu um projeto audiovisual em Aparecida com jovens em vulnerabilidade social e espaços educacionais com foco audiovisual como “Mais Filme” e “Professores em Foco”, ou propostas interessantes como o cineclube 7ª Arte de Acreúna, o trabalho do professor Marcos Roberto do CEPI Cecilia Meirelles de Aparecida, O Projeto de “Cinema e Literatura” do IFG, O curso de Produção Artística do Basileu França, o Projeto de “Cinema e Matemática” do Professor Joab Silas, O curso de edição de Finalcut do Senac do Setor Aeroporto, o Festival Interativo Câmera Cotidiana, a Faculdade de Educação da PUC com o Professor Nelson Junior, A ONG Praça da Arvore com seus projetos “Mochila digital” e “Se eu fosse autor”, a realizadora Rosa Berardo e a Casa de Cinema com seu curso de cinema, entre tantos outros projetos importantes do Estado de Goiás.
Esta edição do Encontro contará com a presença dos vencedores de dois festivais dedicados a educação, sendo eles o FIVAC, Festival Intercolegial de Vídeo Ambiental e Cidadania, em sua 9ª edição, este festival desenvolvido em Aparecida de Goiânia, coordenado pelo professor Edson Barbosa, será realizado nesta sexta-feira, dia 30 de novembro, na Vila Cultural Cora Coralina. O segundo Festival, foi coordenado pelo Cineclube Imigração em parceria com o Colégio Unosales, denominado “1º Festival de Cinema do Unosales”, realizado no dia 14 de novembro no Museu Antropológico da UFG, teve como vencedor dos prêmios de Melhor filme do 3º ano e Premio ao melhor filme pelo voto do Público, “Choro em Rosas” de Aline Estrozi.
O “Projeto Cinema no Museu” do Museu Antropológico da UFG, que será apresentado por Adelino Carvalho, coordenador do projeto que no próximo ano cumprirá 10 anos com “Cinema com Debate” onde se exibem filmes ás sextas-feiras, convidando acadêmicos ou especialistas para a curadoria e debate ao final do filme. O Cineclube imigração e a União de Cineclubes de Goiânia realizará seu balanço anual das atividades, parcerias e projeções para 2019. O Projeto de Extensão “Museologia com pipoca: pesquisa, bate-papo e cinema” é uma iniciativa colaborativa do curso de Bacharelado em Museologia da UFG em parceria com o Museu Antropológico. Sob coordenação da professora Luciana Souza e monitoria das alunas Bruno Freitas, Camila Beatriz, Gabriela Neres, Mara Najar, Milena de Souza e Victoria Lobo, exibirá um filme mostrando a experiência desenvolvida no 2º semestre de 2018.
Muitos foram os projetos e propostas que envolveram o Encontro de Cinema e a Educação nas edições anteriores, que permitem projetar ambas as áreas da cultura e do conhecimento, abrindo perspectivas interessantes para realizadores, educadores e principalmente jovens estudantes que podem ter acesso a novas experiências de aquisição do conhecimento a partir do Cinema.
Comentários
Postar um comentário