A IMPORTANCIA DOS ENCONTROS CINECLUBISTAS EM GOIÁS
O Cineclubismo no Estado de Goiás nasce no período da ditadura militar na década de sessenta, sendo o Centro de Cultura Cinematográfica o primeiro Cineclube do Estado e tem seu auge com o Cineclube Antônio das Mortes, uma das entidades de resistência cultural ao regime e representante da intelectualidade de esquerda, sendo um dos principais gestores audiovisuais que darão origem a ABD/GO.
Atualmente em Goiás, o Cineclubismo teve um crescimento importante, alguns antecedentes aconteceram no III Encontro Anápolis de Cineclube. Em maio de 2014, um grupo de cineclubistas decidiu realizar uma reunião para criar a União Goiana de Cineclubes. Na Vila Cultural Cora Coralina se reuniram integrantes dos cineclubes Bernardoni e Sinpro de Goiânia, Xícara da Silva de Anápolis, 7ª Arte de Acreúna e integrantes do CEPI Cecilia Meireles de Aparecida de Goiânia que estabeleceram algumas metas para a União, tais como, fazer um mapeamento dos Cineclubes atuantes no Estado de Goiás, organizar um Manual Cineclubista, realizar oficinas de formação cineclubistas e o I Encontro Cineclubista em Acreúna.
Em 2016, nasce a União de Cineclubes de Goiânia, Região Metropolitana, coordenada por Francisco Lillo, do cineclube Imigração, respaldado por 8 cineclubes e com a finalidade de organizar e coordenar as atividades e estimular o contato com os Cineclubes do Estado, sendo um elo gestor para a União Estadual. No ano de 2017 os Cineclubes Goianos se reuniram em cidades onde o cineclubismo esta presente e localidades onde se realizam Festivais de Cinema para debater temas como incentivar a criação de novos cineclubes, organizar e elaborar propostas para o Cineclubismo Goiano, realizar oficinas de formação cineclubistas e criar um órgão de representatividade dos Cineclubes do Estado para solicitar e desenvolver politicas para o fortalecimento do cinema e o Cineclubismo. Estimular a utilização do cinema como ferramenta pedagógica, difundindo a lei federal 13.006 proposta pelo Senador Cristovam Buarque, que estabelece a obrigatoriedade da exibição de duas horas de cinema nacional nas escolas de ensino fundamental.
Os Encontros Cineclubistas realizados neste ano foram nas cidades de Acreúna, Anápolis, Goiânia, Goiás e Senador Canedo, participaram 23 cineclubes, 138 pessoas que desenvolveram atividades que concluiu com a formação da União de Cineclubes de Goiás, presidida por Silvana Maria da Silva do cineclube Senador Canedo, Vice Presidente, Luiz Eduardo Rosa Silva do cineclube Xícara da Silva de Anápolis, Géssica Villas Boas do cineclube Vingador Tóxico, como Secretária General, o Tesoureiro escolhido foi Rafael Sepúlveda do Cineclube Imigração e Vingador Tóxico e o diretor de comunicação, Edson Barbosa do Cineclube Aparecida de Goiânia.
Os próximos desafios para este ano são as realizações dos encontros de Itumbiara e Aparecida, realizar uma mostra de filmes realizados por cineclubistas, encontro de realizadores goianos e cineclubistas, o encontro de Cinema e educação e outros desafios e projetos para os próximos anos, incentivando e estimulando o cineclubismo no Estado de Goiás.
GOIÂNIA, 05 DE AGOSTO DE 2017
UNIÃO DE CINECLUBES DE GOIÂNIA
REGIÃO METROPOLITA
Comentários
Postar um comentário