RESULTADOS E ANALISE DA PROGRAMAÇÃO DOS CINECLUBES GOIANOS EM MARÇO DE 2018
Os Cineclubes goianos desenvolvem um papel na formação de público para o cinema, agregar os amantes do cinema em atividades que congregam e unem cinéfilos, realizadores e críticos. A definição de cineclube para a ANCINE e “os cineclubes são espaços de exibição não comercial de obras audiovisuais nacionais e estrangeiras diversificadas, que podem realizar atividades correlatas, tais como palestras e debates acerca da linguagem audiovisual” e para o Conselho Nacional de Cineclubes, “Cineclube é uma associação sem fins lucrativos que estimula os seus membros a ver, discutir e refletir sobre o cinema”.
A definição de Cineclubes em Goiás começa a partir de algumas praticas que desenvolvemos para observar as diretrizes que permitirão definir nossa identidade. Os Cineclubes goianos começaram a se organizar a partir da União de Cineclubes de Goiânia e de Goiás, duas instituições criadas para organizar e difundir a pratica cineclubista. Começamos criando uma programação mensal a partir de 2016 e realizando a contagem de público nos últimos dois anos. No ano de 2018, estamos incluindo mais cineclubes e na programação de março contamos com números significativos, como 32 sessões de 15 cineclubes em 5 cidades do Estado de Goiás, sendo elas, Aparecida, Anápolis, Goiânia, Pirenópolis e Senador Canedo. O público de 813 pessoas que assistiram as 32 sessões com uma media de público de 25 assistentes. O filme que teve maior público foi o filme “Justiniano” realizado por Celso Martins e rodado na Fazenda Babilônia em Pirenópolis, exibido no Cineclube Pirineus com um público de 215 pessoas. O segundo filme com maior público foi “O Xadrez das Cores” de Marco Shiavon, no Cineclube Aparecida, um “Projeto de Cinema, Cineclube e Educação”, realizado no Colégio Severina de aparecida e teve um público de 75 expectadores e o terceiro filme com maior público foi “Terra de Deus”, pelo Cineclube Pirineus com um publico de 73 pessoas.
Conhecer qual é nosso público, conhecer as características de nossos cineclubes, nos permitirá definir nossos objetivos e direcionar os Encontros Cineclubistas para fortalecer e retroalimentar os cineclubes goianos e assim construir uma identidade do cineclubismo no Estado de Goiás, planejar os objetivos para o crescimento e difusão da atividade cineclubista e poder interagir entre os cineclubes do estado com os cineclubes brasileiros em atuação no Conselho Nacional de Cineclubes.
Comentários
Postar um comentário