CINECLUBISMO EM GOIÁS NO MÊS DE ABRIL
O Cineclubismo goiano consolida o mês de abril repleto de eventos que fortalecem o cinema, uma das atividades culturais com maior crescimento nos últimos anos. Além da produção cinematográfica produzida nas universidades e pelos realizadores independentes goianos, no dia sábado, 14, a partir das 14 horas, no Centro Cultural Catedral das Artes, no setor Santa Genoveva, acontecerá a 2ª Feira do Cinema Goiano, realizado pela União de Cineclubes de Goiás, a União de Cineclubes de Goiânia e do Cineclube Catedral das Artes.
A Feira tem como finalidade a integração dos Cineclubes com os realizadores do estado de Goiás, com uma Mostra de produções realizadas em Aragarças, Morrinhos, Anápolis e Senador Canedo. A feira contará com uma exposição de artefatos cinematógrafos, denominado Museu do Cinema, a apresentação de Swordplay, lutas medievais e o Bazar de trocas de filmes e pôster de cinema.
A Feira homenageia o realizador Pedro Brito, um cineasta que desenvolveu seu trabalho entre os anos 80 e 90, os cineclubes o homenageiam pela sua participação no cineclube Catedral das Artes e sua importância no cinema goiano. Será homenageado também o Cineclube 7 ª Arte de Acreúna que realiza um trabalho junto a comunidade e as escolas, respaldado pela lei federal 13.006, que obriga a utilização do cinema no sistema educacional. O 7ª Arte participou de eventos importantes a nível estadual, como os encontros cineclubistas em diversas cidades de Goiás e em Festivais importantes como Anápolis e o Fica. Representou o Estado no 29º Encontro do Conselho Nacional de Cineclubes, realizado em Itaparica na Bahia em 2015. Finalmente a Feira realizará uma homenagem à fidelidade e participação nos Cineclubes a Zorade Barros, que participou de 72 sessões no transcurso de 2017.
A programação dos Cineclubes de Goiás conta com 30 filmes e 10 cineclubes de cidades como Goiânia, Goiás, Pirenópolis e Acreúna. Com filmes diversificados desde realizações goianas até produções mundiais que permitam o questionamento e o analise para a formação de publico, uma das funções dos cineclubes goianos que se caracterizam pela sua funcionalidade, sendo eles democráticos, gratuitos e que tem uma periodicidade. Os cineclubes goianos têm parcerias com Universidades públicas, municipalidades e centros culturais e se desenvolvem a partir de temáticas como feminismo, imigração, cinema B, arte, jovens e tantos outros temas que caracterizam cada um dos cineclubes.
Finalizamos o mês de Abril, entre 27 a 29, se realizara na cidade de Acreúna o 2º Encontro de Cineclubes de Acreúna, onde se desenvolverão oficinas de Cinema e educação, Cineclubismo e direitos autorais e como analisar um filme. Paralelamente se realizará o Acreúna Festival Internacional de Cinema-AFIC, uma realização em conjunto do IBRAC de Acreúna e das Uniões de Cineclubes de Goiânia e de Goiás. O Festival terá as Mostras de Cinema goiano, de cinema internacional, de cinema independente e de cinema realizado por cineclubes. O AFIC e uma proposta de Ruyter Fernandes que coordena o cineclube 7ª Arte e inspirou a criação do Instituto Brasileiro de Arte e Cultura de Acreúna.
Comentários
Postar um comentário